Como é que a Roma antiga e a Grécia influenciam as ideias de hoje?
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A influência da cultura grega em Roma já se vinha manifestando desde os remotos tempos dos etruscos. A sua afirmação viria a ocorrer no fim do século IV e no século II a. C., embora neste último período a situação se tenha tornado de certa forma conturbada, especialmente no que dizia respeito à literatura. Foi a Guerra de Aníbal que provocou nos romanos uma forte hostilidade contra a cultura grega. A importação dos modelos da filosofia e da expressão literária gregas chegou a estar comprometida pela acérrima crítica movida por Plauto e Catão. Apesar desta radicalização de opiniões, a cultura grega foi estabelecendo raízes e contou com um número cada vez maior de adeptos entusiastas. Esta possibilidade abriu-se graças a Cipião Emiliano e ao seu circulo de amizades. O perigo que encerrou este movimento foi o fechamento da elite sobre estas novas influências, privando, desta forma, às classes mais baixas o acesso à cultura. As dificuldades dos primeiros momentos não se refletiram de forma tão profunda nas questões religiosas, pois embora os cultos gregos fossem reprimidos isso não impediu que alguns deles se impusessem como os dionisíacos e os orientais. A partir da II Guerra Púnica a influência religiosa grega era evidente, coadjuvada pelo facto de o povo já não encantar nos seus deuses as respostas que necessitavam. No período das grandes conquistas facilmente se implantam as novidades chegadas do exterior entre elas as conceções helénicas sobre os deuses. Talvez tenha sido no meio artístico – arquitetura e escultura – que se tenha verificado uma adesão plena sem implicar uma elevada contestação. O reflexo desta posição está bem patente na adoção de planimetrias de tradição grega para os diferentes tipos de edifícios civis e religiosos e que são adaptadas à cultura romana. Destaca-se evidentemente a proximidade da escultura romana aos modelos gregos, graças à qual conhecemos a estética clássica grega através das numerosas cópias. A sua rápida difusão deve-se, essencialmente, ao seu fácil transporte.