como e quando ela (arte cinética) surgiu ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Criada para se movimentar, deixando de lado a ideia de que obras de artes deviam ser estáticas, a arte cinética nasceu na quase metade do século passado, na Europa. Sob influencia dos motores e luzes do futurismo, busca representar movimento seja pelo olhar em movimento do espectador, seja pelas luzes, até mesmo a própria obra movimentando-se por algum estimulo.
Artistas como Giácomo Balla e Umberto Boccioni, representaram por meio de suas obras, inúmeras vezes, objetos em movimento. Este era o principal tópico do futurismo, que os artistas dentro da vanguarda do cinetismo adaptaram, tendo em vista que no sentido técnico as obras não são artes cinéticas, elas apenas representavam o movimento.
Vindo a quebrar com a obra inerte, após o fim da primeira grande guerra, que prevaleceu entre os anos de 1914 a 1918, na Rússia, foi lançado um manifesto, em forma de cartaz, que criticava as deficiências do futurismo em se relacionar com a velocidade e movimento. Anunciando um novo tipo de arte, que viria a realmente se desligar da arte do passado. A arte dos ritmos cinéticos.
“Renunciamos ao erro egípcio multimilenar em arte, que considerou os ritmos estáticos os únicos elementos da arte pictórica. Afirmamos um novo elemento na arte pictórica, os ritmos cinéticos, como as formas básicas do nosso sentimento de tempo real.” (BARRET, 2000, p. 151)
Em 1920, um dos escritores do manifesto juntamente com Antoine Pevsner, foi o primeiro a criar uma obra dentro dos padrões da nova arte. Naum Gabo se utilizando de uma vara de metal, com um motor em uma extremidade, formava quando ligado, a imagem de uma fina onda a partir das vibrações.
Segundo Paula Perissinotto, em sua dissertação para obtenção de título de mestre, as obras que foram feitas a partir de 1920 seguiram três linhas: interação perceptiva, espacial e potencial.
Na interação perceptiva, o espectador percebe a vibração óptica da obra apenas por sua percepção - depende da atuação de quem vê -, enquanto na interação espacial, há locomoção pelo espaço tridimensional por parte da obra, seja pela mecânica ou manuseio do espectador que passa a interagir fisicamente com a obra. Já na interação potencia, aquele que era somente espectador, passa a intervir na produção artística, se utilizando de métodos principalmente digitais elaborados previamente pelo artista criador da obra.
Esta vanguarda artística teve seu apogeu iniciado após a segunda guerra mundial, com a finalidade de romper com a estética e linguagem tradicional da arte. Com forte destaque dentro dos cenários nacionais de países como Venezuela, Brasil e Argentina, os principais nomes dentro da arte cinética são de latinos como Carlos Cruz Diez, Jesus Soto e Alejandro Otero.
Artistas como Giácomo Balla e Umberto Boccioni, representaram por meio de suas obras, inúmeras vezes, objetos em movimento. Este era o principal tópico do futurismo, que os artistas dentro da vanguarda do cinetismo adaptaram, tendo em vista que no sentido técnico as obras não são artes cinéticas, elas apenas representavam o movimento.
Vindo a quebrar com a obra inerte, após o fim da primeira grande guerra, que prevaleceu entre os anos de 1914 a 1918, na Rússia, foi lançado um manifesto, em forma de cartaz, que criticava as deficiências do futurismo em se relacionar com a velocidade e movimento. Anunciando um novo tipo de arte, que viria a realmente se desligar da arte do passado. A arte dos ritmos cinéticos.
“Renunciamos ao erro egípcio multimilenar em arte, que considerou os ritmos estáticos os únicos elementos da arte pictórica. Afirmamos um novo elemento na arte pictórica, os ritmos cinéticos, como as formas básicas do nosso sentimento de tempo real.” (BARRET, 2000, p. 151)
Em 1920, um dos escritores do manifesto juntamente com Antoine Pevsner, foi o primeiro a criar uma obra dentro dos padrões da nova arte. Naum Gabo se utilizando de uma vara de metal, com um motor em uma extremidade, formava quando ligado, a imagem de uma fina onda a partir das vibrações.
Segundo Paula Perissinotto, em sua dissertação para obtenção de título de mestre, as obras que foram feitas a partir de 1920 seguiram três linhas: interação perceptiva, espacial e potencial.
Na interação perceptiva, o espectador percebe a vibração óptica da obra apenas por sua percepção - depende da atuação de quem vê -, enquanto na interação espacial, há locomoção pelo espaço tridimensional por parte da obra, seja pela mecânica ou manuseio do espectador que passa a interagir fisicamente com a obra. Já na interação potencia, aquele que era somente espectador, passa a intervir na produção artística, se utilizando de métodos principalmente digitais elaborados previamente pelo artista criador da obra.
Esta vanguarda artística teve seu apogeu iniciado após a segunda guerra mundial, com a finalidade de romper com a estética e linguagem tradicional da arte. Com forte destaque dentro dos cenários nacionais de países como Venezuela, Brasil e Argentina, os principais nomes dentro da arte cinética são de latinos como Carlos Cruz Diez, Jesus Soto e Alejandro Otero.
pedrohmr18:
A arte cinética foi uma corrente artística moderna que surgiu na capital francesa, Paris, com a exposição “Lemouvement” (O movimento), na galeria Denise René, em 1955.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás