Como é possível reverter de forma pessoal e coletiva o consumismo que destrói o planeta e, assim, esta-
belecer o consumo responsável?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uai Saúde
ESCOLHA RESPONSÁVEL
Consumo responsável provoca equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade
Todo consumo causa impacto, positivo ou negativo, nas relações sociais, na natureza, na economia e na sua vida. É questão de hábito ter consciência e buscar nova atitude
Lilian Monteiro24/01/2016 09:30
LENA: loja na Holanda que valoriza o slow fashion. Dona aluga roupas - Foto: Reprodução /Internet
Coloque de lado ideias preconcebidas, desarme-se contra o assunto que pode considerar chato, exagerado porque, em algum momento, se irritou com discursos ativistas ou inflamados ou porque não se interessa. O pedido é para que dê uma chance à reflexão sobre a importância do consumo responsável. Conheça histórias de pessoas comuns, que não estão em palanque ou nenhuma frente que possam lhe soar como imposição ou ordem, e perceba o quanto faz bem agir de forma consciente, de maneira voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
É preciso dar o primeiro passo para se acostumar e tornar a mudança um hábito. São atitudes simples e indolores, como escolher o que comprar sem descartar o impacto que ela terá sobre o mundo. Não é preciso levantar bandeira, basta fazer a sua parte. Para Kelly Morato, de 20 anos, estudante de história na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o consumo responsável significa “o bem-estar coletivo”. E enfatiza que não precisa de “grandes ações, mas de pequenas atitudes no dia a dia, que fazem a diferença no todo”.
Kelly conta que começou a pensar a respeito em 2011, quando se tornou escoteira. “Adotei a prática do consumo consciente que nasceu do escotismo.