Como é possível RELACIONAR frase do padre jesuíta André João Antonil com a estrutura social do Brasil colonial? Frase: “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.”
Soluções para a tarefa
Resposta:
É possível fazer o relacionamento a partir da leitura das entrelinhas da frase: todo o trabalho feito dentro e fora da propriedade dependia da mão de obra escrava, ou seja,.O escravo era o único a exercer a força de trabalho. O Senhor, apenas administrava e comandava .
Na frase do padre jesuíta André João Antonil “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.” percebemos que não haveria fartura e prosperidade advindas dos engenhos de cana-de-açúcar se não fosse o trabalho escravo.
Os escravos africanos eram a base do funcionamento dos engenhos, eles que trabalhavam duro e por longas horas seguindo todo o processo que resultaria no produto final, tão apreciado e valorizado na Europa, o ouro branco, o açúcar refinado.
Desde o plantio, colheita, refinamento e embalagem.
Apenas no fim do século XVII com o início do Ciclo do Ouro as fazendas açucareiras vão perdendo sua importância, evento aliado também a dura competição representada pelos holandeses.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/22775727
Bons estudos!