como é possível relacionar a frase do padre jesuíta André João Antônio com a estrutura do Brasil colonial?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A frase dele reflete muito no que se ouve na aquela época
A frase do padre jesuíta André João Antônio (“Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho”) pode ser relacionada à estrutura do Brasil colonial porque os escravizados eram os responsáveis pelo desenvolvimento de toda a atividade produtiva do país.
Por esse motivo foram essenciais para a formação econômica do Brasil, contribuindo através do trabalho para a geração de riquezas dos senhores de engenho e da Coroa portuguesa.
O Brasil colonial e o trabalho escravizado
No início da colonização do Brasil, os portugueses passaram a realizar o cultivo da cana-de-açúcar. Esse cultivo dava origem ao açúcar, um produto de grande valor econômico no mercado internacional que resultava em grande lucro para a metrópole.
Para trabalhar no cultivo e lavoura da cana-de-açúcar, foram trazidos da áfrica pessoas na condição de escravizados para que a indústria açucareira pudesse ser desenvolvida. A maior parte do trabalho eram desenvolvido por eles.
Os escravizados realizavam desde o cultivo até os processos corte, separação, transporte e transformação da cana em açúcar. Eram também responsáveis pelos trabalhos domésticos realizados na "Casa Grande", local onde morava os senhores de engenho e sua família.
Toda a geração de riquezas feitas pelo trabalho dos escravizados serviram para aumentar a riqueza dos grandes proprietários de terras, por isso se tornaram “as mãos e os pés do senhor de engenho”, como citado por o padre André João Antônio.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a estrutura do Brasil colonial em : https://brainly.com.br/tarefa/771243