Química, perguntado por Sabrinahsouza22, 9 meses atrás

como é possivel produzir ouro a partir de fenômenos radioativos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ellzinho
1

Resposta:

Um lingote de ouro é muito diferente de uma gota de mercúrio. O primeiro é amarelo, sólido e conduz bem a eletricidade. O segundo é prateado, líquido e um péssimo condutor. A diferença é radical. Porém, o que provoca toda essa mudança é uma simples partícula atômica, tão incrivelmente pequena que nem o mais poderoso microscópio do planeta poderia torná-la visível ao olhos.

O próton pode realizar o sonho aparentemente absurdo dos alquimistas: transmutar os elementos. Com ele, é possível transformar o ferro em ouro. Sem truques nem efeitos especiais. E muito mais: apenas pela soma de prótons, uma a um, a natureza consegue criar tudo o que existe no Universo.

Mas existe um limite a essa soma de partículas: um átomo não pode ter mais do que 92 prótons. Acima disso, ele não se aguenta inteiro e começa a se desfazer. Assim, do levíssimo hidrogênio ao pesado urânio não existe mais do que dois elementos naturais — qualquer átomo maior do que o urânio tem um tempo de vida tão breve que já desapareceu da face da Terra e do próprio Universo.

Explicação:

Respondido por larisahsantos
3

o decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e , então, ele como que "se parte", liberando radiação eletromagnética e desintegrando-se.

Perguntas interessantes