História, perguntado por Milenegabi5245, 11 meses atrás

como é possivel explicar a extrema violência com que os hereges foram reprimidos na baixa idade média?dê um exemplo dessa violência? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por arha
21
O conceito de heresia se define através de um desvio de uma verdade ou doutrina estabelecida. A palavra herege se originou do grego hairesis e do latim haeresis,que quer dizer seguir uma linha doutrinária contrária ao que foi definido pela fé da Igreja. Segundo M.D. Chenu, herege é aquele que escolheu se isolar de uma verdade.
Mas, antes de falar diretamente das heresias (que a partir dos séculos XII e XIII alcançarão seus ápices), é necessário dar um foco maior ao contexto histórico da época, para facilitar o entendimento. Embora fosse um período de maior impulso à Cristandade, iniciado com a Reforma de Gregório VII (que reafirmava a concepção agostiniana de controle e ordenação social norteada pela Igreja), era também um momento em que apareciam as primeiras críticas mais incisivas à Igreja. A busca de autonomia política e interesses materiais pela mesma desencadearão uma série de censuras a este movimento.O controle da sociedade pela Igreja, baseado na crença de que o próprio Deus o havia estabelecido (o que sem dúvida foi uma das principais armas ideológicas da Igreja para sua institucionalização como reguladora política), acentuava as manifestações de oposição. Tais manifestações foram frutos não só da ortodoxia (cistercienses, franciscanos e dominicanos), mas também daqueles que foram considerados heréticos (cátaros, valdenses, entre outros), tais movimento se constituíram como uma prefiguração da Reforma Protestante.
Perguntas interessantes