Como é possível, em uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura? Dê exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sociedade exerce um efeito modelador sobre os indivíduos, ao mesmo tempo que cada um deles elabora e interpreta a herança recebida em sua perspectiva pessoal. Não há como separar esses dois polos, social e pessoal.
Pensando assim, se admitirmos que a sociedade resulta da criação de normas que definem o que pode e o que não pode ser feito e de instituições que garantem a organização da convivência, nem por isso deixamos de reconhecer a possibilidade de transgressão.
Explicação:
Assim como a emancipação feminina foi uma ruptura de uma tradição da sociedade de mulheres não terem direito ao voto. Não satisfeitas com isso, as mulheres foram lutar por seus direitos, nem sempre de uma forma pacífica.
A conciliação entre tradição e ruptura só é possível graças ao comprometimento dos membros de um determinado grupo social. Nas tribos indígenas, por exemplo, essa conciliação ocorre de forma saudável e não gera prejuízos para os índios.
A conciliação entre tradição e ruptura
Em nossa sociedade, existem grupos sociais que não abrem mão dos seus hábitos, costumes, crenças e valores morais. Nesse sentido, eles são comprometidos com a manutenção da cultura.
Sendo assim, a ruptura (trazida pela tecnologia) pode ser trabalhada de forma harmônica com os traços culturais de cada grupo social.
Aprenda mais sobre o tema tradição e ruptura em:
https://brainly.com.br/tarefa/10937263
Até breve!