Como é possível diferenciar bactérias, fungos, vírus, algas e protozoários?
Soluções para a tarefa
As bactérias são formadas por membrana celular, DNA que se duplica, transcreve em RNA, possuem ribossomos e sentetizam suas proteínas. Podem apresentar parede celular. Pertencem ao reino Monera, portanto, Procariontes.
Os protozoários são organismos eucariontes (com núcleo celular organizado), unicelulares, principalmente heterotróficos (que não realizam a fotossíntese), mas incluindo alguns autotróficos e com locomoção própria, quer utilizando cílios ou flagelos, quer com movimento amebóide.
Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.
A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.
Diferença entre fungos, vírus e bactérias está no modo como atacam ao organismo. Todos são microorganismos que provocam doenças, e estão por toda parte. Podem ser detectados no ar, nas bebidas, nos alimentos, nos animais, e em superfícies.
Podem ter ação efetiva no corpo por duas razões: se o sistema imunológico estiver fragilizado, ou se o seu organismo não tiver um anticorpos que o deixe imune ao microorganismo, onde existem vários tipos que são causadores de doenças.