Biologia, perguntado por claralima70, 9 meses atrás

como é possivel destinguir os solos

Soluções para a tarefa

Respondido por giuliaaraujo35
1

Explicação:

O que é solo

Solo corresponde à massa natural que compõe a superfície da Terra que suporta ou é capaz de suportar plantas. Essa massa contém matéria viva e é resultante da ação do clima e da biosfera sobre a rocha, que é seu material de origem. A transformação da rocha em solo se realiza durante um certo tempo e é influenciada pelo tipo de relevo.

O solo é constituído por diferentes partículas, que são:

Areia

É um acúmulo de pequenos pedaços de rochas ou minerais. Seu diâmetro varia entre 0,05 a 2 milímetros (mm). O mineral predominante na maioria das areias é o quartzo. Entretanto, outros minerais como muscovita, turmatita, feldspato, mica, magnetita e outros também podem serem encontrados. É a areia que dá a sensação de aspereza (atrito) do solo.

Silte

Partícula do solo com um diâmetro que varia de 0,05 a 0,002 mm, composta por feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita etc. É o silte que dá a sensação de sedosidade.

Argila

Partícula de solo tão pequena que não pode ser vista a olho nu, seu diâmetro é menor que 0,002 mm. É composta por minerais secundários (ilita, montmorillonita e caulinita). É a argila que dá a sensação de plasticidade e pegajosidade.

Respondido por marcondes1000000
1

Resposta:

De forma resumida podemos definir solo como um material inconsolidado (que não possui estrutura sólida/estável) constituído a partir da decomposição de rochas, através de processos físicos (atrito entre partículas e temperatura), químicos (ação da água e outros compostos externos) e biológicos (ação de micro organismos e raízes) o chamado intemperismo.

Além da existência de diferentes tipos de rochas, concebidas pela originalidade de solos distintos, sua variação é efetivamente condicionado por inúmeras características exponenciais apresentadas e por uma série de fatores que interagem por si só como relevo, textura, capacidades permeáveis, porosidade, clima da área em que encontra-se, organismo habitáveis da região, presença de níveis variados de nutrientes e o tempo geológico delimitado por sua formação, o que nos permite classifica-los como: arenoso, argiloso, humoso e calcário

Perguntas interessantes