Matemática, perguntado por pedroanselmo13pedro, 1 ano atrás

como e porque representar graficamente fenômenos periódicos por meio de gráficos cartesianos​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucilenerosa40p6oe8q
3

Resposta:

Em diversas situações do dia a dia é possível perceber grandezas que, de certa maneira, estão relacionadas. Ao abastecer um veículo, por exemplo, as grandezas “quantidade de combustível” e “quantia a pagar” estão diretamente relacionadas.

Muitas destas relações podem ser descritas por um conceito matemático denominado função.

Ao relacionarmos espaço em função do tempo, número do sapato em função do tamanho dos pés, intensidade da fotossíntese realizada por uma planta em função da intensidade de luz a que ela é exposta ou pessoa em função da impressão digital, lucros e investimentos de uma empresa, horas de funcionamento de uma máquina e consumo de energia percebemos quão importantes são os conceitos de funções para compreendermos as relações entre os fenômenos físicos, biológicos, sociais.

mtm

Plano Cartesiano

O plano cartesiano ortogonal é constituído por dois eixos x e y perpendiculares entre si que se cruzam na origem. O eixo horizontal é o eixo das abscissas (eixo OX) e o eixo vertical é o eixo das ordenadas (eixo OY). Associando a cada um dos eixos o conjunto de todos os números reais, obtém-se o plano cartesiano ortogonal.

Cada ponto P = (a,b) do plano cartesiano é formado por um par ordenado de números, indicados entre parênteses, a abscissa e a ordenada respectivamente. Este par ordenado representa as coordenadas de um ponto.

O ponto “O” equivalente ao número zero, é a origem do plano cartesiano, ou seja, o cruzamento dos eixos.

Representamos os pontos A e B como:

2

Produto Cartesiano

Dados dois conjuntos A e B não vazios, denominamos o produto cartesiano entre A e B, denotado por A x B (lê-se: A cartesiano B ou produto cartesiano A por B), como o conjunto de todos os pares ordenados da forma (x,y) onde x pertence ao primeiro conjunto A e y pertence ao segundo conjunto B.

3

Relações

4

5

6

Conceito de Função (noção intuitiva de função)

O conceito de função é um dos mais importantes da matemática. Ele está sempre presente na relação entre duas grandezas variáveis. Assim são exemplos de funções:

– O valor a ser pago numa corrida de táxi é função do espaço percorrido;

– A área de um quadrado é função da medida do seu lado;

– Em um termômetro, a temperatura é dada em função do comprimento da coluna de mercúrio.

Definição:

7

Exemplos:

a) 8

Não é função, pois o elemento 0 de A está associado a 3 elementos de B.

b) 9

É função, pois todos os elementos de A estão associados a um único elemento de B.

c) 10

É função, pois todos os elementos de A estão associados a um único elemento de B.

d) 11

Não é função, pois os elementos -2 e -4 de A não estão associados a algum elemento de B.

12

Não é função, pois o elemento 0 de A não está associado a algum elemento de B.

13

14

Valor numérico de uma função

Para calcular o valor numérico de uma função qualquer num ponto dado, basta substituir este ponto pela variável x na função dada.

15

Gráficos Fundamentais

16

17

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Caratina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

Postado em Apostilas Enem, Curso Enem, Enem, MatemáticaTags Apostilas Enem, curso enem, Curso Enem Gratuito, Curso Enem Online, ENEM, Enem 2016, Função, gráfico de função, matemática, matematica enem, plano cartesiano

Explicação passo-a-passo:

Perguntas interessantes