Português, perguntado por clarinha5515, 11 meses atrás

como e onde começou o saral ?(gente tem q ser uma resposta bem complexazinha taa pq é pra um trabalho e tem q dar uma incrementadazinha )​

Soluções para a tarefa

Respondido por beccah16
1

Em 1998, um grupo de jovens (Dudu, Dênis, Piatã, Capi, Carla e Xu), cansados das poucas e superficiais alternativas culturais oferecidas na cidade, decidiram organizar um evento cultural diferente.

No início sem um nome definido, tinham um objetivo claro: queriam um lugar que abarcasse todo tipo de manifestação cultural possível, incluindo as artes, debates e vivências.

No transcorrer da formação do grupo, descobriram que existia algo semelhante: os Saraus. Para alguns um termo totalmente novo, o grupo adotou o nome "Sarau" para um projeto de ação cultural transformadora que era diferente do que se conhecia até então como Sarau.

Encontraram rapidamente um local ideal para desenvolver o projeto: O Centro Cultural Elenko/KVA. Localizada em Pinheiros, era e é uma das maiores casas noturnas da cidade, com atividades culturais de diversos tipos - e o mais sincrônico: uma sala recém disponibilizada para algum tipo de atividade, naquele momento indefinida.

Com apoio do Elenko, o Grupo deu início então, todas as sextas-feiras, ao projeto. De início foi um sucesso, que entre o segundo e quinto mês de duração esmoreceram, junto a afastamentos e conflitos no grupo.

Mas logo o movimento recobrou sua força e foram se juntando novas pessoas. Artistas, estudantes, membros dos movimentos negro, anarquista e alternativos, gente de várias regiões da metrópole se tornaram frequentadores assíduos e encontraram ali um local para manifestar suas artes, suas idéias, ou simplesmente para observar e fazer amigos.

Se tornou um núcleo de verdadeira ebulição cultural, onde se conformaram grupos musicais, de teatro, inspirou e projetou poetas e pintores, além de ter se tornado para muitos uma escola de mobilização social e consciência cidadã.

Aos poucos, o sarau Elenko foi se tornando cada vez mais comunitário, construindo uma filosofia e formando uma identidade que lhe é única. Em meio a crises esporádicas, hoje permace firme e forte.

Perguntas interessantes