como é o tratamento de doenças causadas por protozoários
Soluções para a tarefa
Resposta:
as doenças por protozoarios são: Toxoplasmose, Leishmaniose, Tricomoníase, Doença de Chagas, Giardíase, Amebíase, Malária
Explicação:
Toxoplasmose: O tratamento para a Toxoplasmose é feito com o objectivo de eliminar o parasita do organismo, sendo normalmente recomendado pelo médico o uso de medicamentos, como por exemplo a Pirimetamina associada a Sulfadiazina. Durante a gravidez, em caso de diagnóstico de toxoplasmose, é importante que o tratamento seja realizado rapidamente para evitar malformações fetais e complicações durante a gestação.
Leishmaniose: O tratamento para a leishmaniose é feito quando as lesões iniciais são muito grandes, multiplicam-se ou resultam em sintomas debilitantes, sendo indicado o uso de Antimoniais Pentavalentes, como a Anfotericina B, Pentamidina e Aminosidina, por exemplo, que devem ser usados de acordo com o tipo de leishmaniose e orientação do médico.
Tricomoníase: O tratamento para a Tricomoníase é feito com o uso de antibióticos de acordo com a orientação médica, sendo normalmente indicado o uso de Tinidazol ou Metronidazol, por exemplo. É importante que tanto a pessoa infectada quando o seu parceiro realizem o tratamento para a tricomoníase mesmo que não existam sintomas.
Doença de Chagas: O tratamento para a doença de chagas ainda não está muito bem estabelecida, no entanto normalmente é indicado que os pacientes com Chagas sejam tratados com o uso de Nifurtimox e Benzonidazol.
Giardíase: O tratamento para a giardíase envolve o uso de antibióticos e antiparasitários, como o Metronidazol, Secnidazol, Tinidazol ou Albendazol, que deve ser usado conforme orientação do médico. Além disso, devido à diarreia, é importante que a pessoa beba bastante líquidos durante o tratamento com o objetivo de prevenir a desidratação, que é comum nesses casos.
Amebíase: O tratamento da amebíase é simples e deve ser feito com o Metronidazol de acordo com a orientação do médico. Apesar de ser uma parasitose de tratamento fácil, é importante que seja iniciado assim que surjam os primeiros sintomas, já que a Entamoeba histolytica é capaz de ultrapassar a parede do intestino e espalhar-se pela corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e causando sintomas mais graves.
e por fim a :
Malária: Para tratar a malária, o médico normalmente indica o uso de medicamentos antimaláricos, que são fornecidos gratuitamente pelo SUS, de acordo com a espécie de Plasmodium, gravidade dos sintomas, idade e estado imunológico da pessoa. Assim, pode ser recomendado o uso de Cloroquina, Primaquina ou Artesunato e Mefloquina, por exemplo.