Como é o modo de falar da região sul do país?
Soluções para a tarefa
A distância em relação aos centros que tiveram um desenvolvimento cultural mais intenso ao longo da história de nosso país foi um dos fatores determinantes para que o modo de falar da região Sul, em especial o Rio Grande do Sul, fosse tão característico - observa o professor de literatura brasileira da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Luís Augusto Fischer, autor do Dicionário de Portoalegrês (Editora Artes e Ofícios).
Em relação à forma que o gaúcho usa para se expressar, Fischer considera que há muita relação com a prosódia do homem do campo, do sujeito acostumado a falar pouco. "Vou dar um exemplo: aqui, entre nós, ninguém diz manteiga, ninguém diz feira. Esse ditongo decrescente, para nós, não existe. A gente diz `mantega´, `fera´, `bera´. É quase como se fosse espanhol. Essa é uma coisa que soa aos ouvidos de outras partes como sendo algo estranho".
O modo de falar da região sul do país sofreu influência da colonização, além da fronteira com outros países da América do Sul.
Portanto é possível dizer que na região sul apresenta características do português padrão, juntamente com o espanhol, principalmente por influência de países próximos como o Uruguai e Argentina.
Dessa forma, na região sul, principalmente em cidades de fronteira, existe a pronúncia de palavras com final em 'e'.
Ex: TomatE (no sul falam assim).
TomatI (nas demais regiões o som final é da letra I).
AbacatE (sul).
AbacatI (demais regiões).
Uso do pronome tu ao invés de você: No sul do país, é comum trocar o você por tu sendo que o verbo encontra-se na terceira pessoa do singular.
Ex: Tu ama.
Tu vai.
Tu vem.
Tu quer?
Estude sobre preconceito linguístico em https://brainly.com.br/tarefa/15062574.
Conheça o porquê de tantos sotaques diferentes no Brasil brainly.com.br/tarefa/4169882.
Abraços!