como é o internacabio para estudar línguas estrangeiras?
Soluções para a tarefa
Você escolhe o país a que deseja ir, a escola (procure sempre ver/ouvir comentários de pessoas que estudaram nas escolas antes de escolher algo) e o modo de acomodação (se quer ficar em hostel, em casa de família, república, etc). Depois de escolher tudo, vc paga, compra as passagens, dá entrada no pedido de visto (caso seja necessário) e depois vai.
Lembre-se sempre de fechar negócio com agências sérias e que não têm muitas reclamações de clientes. Acho bom também escolher uma que tenha base no país de escolha para ajudá-lo a resolver eventuais problemas.
Além dessas coisas, diria que o mais importante é ficar bem longe de brasileiros, pois andar com pessoas da mesma nacionalidade geralmente resulta em intercambistas insatisfeitos com o apredizado da língua por terem passado todo o intercâmbio apenas conversando em português com outros brasileiros.
Se sim, aí vão algumas informações essenciais para alguém que pensa em fazer um intercâmbio:
Primeiramente, existem os mais diversos tipos de intercâmbio, como o de idiomas, que tem como objetivo, obviamente, o aprendizado de uma nova língua. Ele normalmente dura entre 2 semanas e 1 ano, mas isso varia muito. Existe também o famoso “High School”, no qual o intercambista passa parte do seu ensino médio estudando em outro país, o que é bom tanto para aprender a língua do país em questão, quanto para conviver com uma nova cultura, como os adolescentes nativos. Essas duas opções são em disparada as mais escolhidas pelos interessados em fazer um intercâmbio, mas ainda há muitas outras opções, como o “Work and travel”, o “Au Pair” (onde mulheres trabalham como babás), os de graduação, trabalho voluntário e diversos cursos, como culinária e artes, por exemplo.
Na grande maioria das vezes, o aluno fica hospedado em uma “Host Family”, ou seja, uma casa de família. É basicamente uma família que oferece sua casa por um preço bem menor que de um hotel para o intercambista ficar durante a sua estadia no país. Eles costumam oferecer, além do quarto e banheiro com chuveiro é claro, café da manhã e janta. A maior parte das famílias esperam que o aluno ajude nas tarefas domésticas, como lavar a louça por exemplo.
Os países mais procurados pelos brasileiros para intercâmbios são Canadá, EUA e Austrália, mas Irlanda, Reino Unido, África do Sul, Espanha, Alemanha e Nova Zelândia também são destinos muito populares.
Para se fazer um intercâmbio, é preciso saber ao menos o básico da língua do país, além da cultura local. Saiba os principais costumes dos habitantes e o que pode ser ou não ofensivo, para se evitar desentendimentos.
Eu fiz um intercâmbio de 1 mês para a Inglaterra e Escócia no início desse ano. Foi amor a primeira vista pelos dois países. Foi pouco tempo, mas o suficiente para mudar minha vida. Definitivamente, foi uma das melhores coisas que já me aconteceram. Aprendi muito, conheci novos lugares e melhorei meu inglês. Valeu MUITO a pena, e sempre vou recomendar a todos que tenham vontade (e condições financeiras) que façam intercâmbio, pois ele muda de uma forma positiva toda a sua forma de ver o mundo.
Beijos, e espero que eu tenha te ajudado, e boa sorte se resolver fazer esse intercâmbio <3