Como é o Governo de Çatal Hüyük e de Hamoukar? Por favor ajudem-me!
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Resposta:
Çatal Huyuk é uma pequena cidade descoberta recentemente, na atual Turquia, e que data, de acordo com a arqueologia e estudos histórico
s, aproximadamente 6.700 a. C.
O modo como a cidade foi construída, sua arquitetura, demonstra que os povos daquela época já estavam num processo cultural avançado. As casas eram construídas sem separação entre uma e outra de tal forma que não havia espaços que as ligavam ao “quintal”. Também não havia portas ou janelas e as paredes eram construídas com tijolo cru. Como não havia portas, a única entrada para o interior da casa era pelo teto. Isso significa que o trânsito, entre os povos daquela cidade, ocorria pelo teto da casa via escada, uma vez que não havia ruas. Vale lembrar que as casas não seguiam uma mesma estrutura, ou seja, não havia grandes mansões, castelos, igrejas, ou um sistema em hierarquia piramidal. Isso demonstra que os habitantes em Çatal Huyuk não viviam num sistema de governo político, mas havia certa característica da individualidade daquele povo. As construções desses antigos habitantes seguiam, mais ou menos, o mesmo tamanho e altura.
De acordo com alguns estudiosos, o modo de produção em Huyuk era basicamente o pastoreio e a agricultura. Os homens caçavam e as mulheres ficavam em casa e, possivelmente, desenvolveram habilidades na agricultura. Também é consenso entre esses estudiosos que nessa cidade, havia o culto a uma deusa, a deusa mãe. Durante escavações, foram encontradas várias estátuas que representavam a fertilidade, cada uma com características próprias, marcas distintivas de individualidades. No entanto, essas estatuetas, chamadas “Vênus Primitivas”, tinham algo em comum: todas simbolizavam a fertilidade. Algumas dessas deusas se apresentavam agachadas, com seios a mostra e as pernas desnudas. Dava a entender que os habitantes dessa cidade cultuavam a feminilidade.
Outro indício do desenvolvimento cultural daquele povo era sua dedicação à arte. Eles pintavam em cerâmicas. Sua produção artística era exposta basicamente dentro da casa, bem como seus afazeres ligados às suas produções feitas em ossos ou madeira. Era constante encontrar, nas cerâmicas, cenários onde mostram imagens tanto de nascimento quanto de morte, uma mulher dando à luz em um trono, bem como seios nas paredes e mulheres com pernas abertas simbolizando culto à fertilidade, ciclos de vida e morte. As artes em Huyuk eram extremamente sofisticadas.
Essas são algumas das características da cultura desse povo neolítico de Çatal Huyuk e das marcas de sua individualidade.