como é o ciclo de vida dos girinos???
Soluções para a tarefa
Do ovo nasce o girino, a forma larval dos anuros. Eles vivem em ambiente aquático, apresentam brânquias e uma cauda bastante desenvolvida, além de não possuírem pernas. Eles também apresentam uma boca pequena adaptada à sua alimentação, que ocorre normalmente por processos de filtração e raspagem do substrato. Nessa fase da vida, o coração desses animais apresenta apenas um átrio e um ventrículo, sendo semelhante ao dos peixes.
Observe que, após o aparecimento das patas, o animal ainda apresenta cauda
Observe que, após o aparecimento das patas, o animal ainda apresenta cauda
Durante o processo de metamorfose dos anuros, os girinos ganham seus membros. Inicialmente, desenvolvem-se os membros posteriores na região próxima ao início da cauda e, posteriormente, desenvolvem-se os membros anteriores. Ocorre também o surgimento dos pulmões e modificações na estrutura do coração, que passa a ter dois átrios e um ventrículo. Assim que o pulmão forma-se, o animal pode sair do interior da água. Finalmente ocorre a reabsorção da cauda e o animal passa a apresentar as características morfológicas de um adulto, apesar de ainda serem pequenos.
Todo o processo de metamorfose em anfíbios é controlado através dos hormônios produzidos pela glândula tireoide, sendo marcado por um aumento na concentração de T4 (tiroxina). É importante destacar que a metamorfose apresenta período de tempo variável de um grupo para outro.
Acasalamento
acasalam-se em água ou em plantas, dependendo da espécie de rã.
Então, o macho abraça a fêmea no que é chamado de amplexo. Ele literalmente sobe de costas e envolve com os braços, fazendo o acasalamento concreto.
Spawn
A rã fêmea libera os ovos para o macho fertilizar. Ao contrário dos mamíferos, nas rãs, a fertilização ocorre fora do corpo. A desova é o começo do ciclo de vida do sapo.
3 ovos
A maioria dos ovos não vai prosperar. Alguns serão alimentos para outros pequenos animais e aves, e outros não serão fertilizados. Haverá também alguns que secarão ao sol em áreas onde não há água.
Os ovos que sobrevivem irão eclodir cerca de 7 ou 9 dias depois. Mas eles não serão sapos ainda, mas eles terão que passar pelo ciclo de vida do girino primeiro.
O girino
O girino é uma pequena criatura parecida com um peixe. Nos primeiros 7 dias de vida, o girino se alimenta da clara de ovo que ainda tem dentro.
As únicas partes que têm um girino são a cauda, a boca e as brânquias. Depois de mais 7 dias de desenvolvimento, o girino poderá nadar sozinho e comer algas da superfície da água.
Desenvolvimento do girino
Depois de quatro semanas de vida, o girino começa a crescer os dentes e também a pele nas brânquias.
Além disso, torna-se um ser social e nada em grupos como o peixe. Entre as semanas 6 e 9, o girino começa a crescer em tamanho e a desenvolver uma forma de cabeça e perna.
No final da semana 9, o girino parece mais um sapo do que um peixe, mas com uma cauda longa. Nesta fase também começa a se alimentar de pequenos insetos.