Geografia, perguntado por Sasa9090, 9 meses atrás

Como é o ataque da refinaria Saudita muda o jogo geopolítico do Oriente Médio? urgenteeeee​

Soluções para a tarefa

Respondido por itelvinalopes30
0

Resposta:  Como o ataque à refinaria saudita muda o jogo geopolítico no Oriente Médio.

Ataque contra duas instalações petrolíferas da Arábia Saudita: para especialista, tensão entre Irã e sauditas pode causar problemas ainda maiores no mundo .

Autor de um dos clássicos sobre a rivalidade entre as grandes lideranças da região, o Irã e a Arábia Saudita, o livro Saudi Arabia and Iran: Power and Rivalry in the Middle East (Arábia Saudita e Irã: Poder e Rivalidade no Oriente Médio), ele é um poucos especialistas internacionais que de fato conhece o objeto de seu estudo.

Na semana passada, quando um ataque sem precedentes a duas instalações petrolíferas da Arábia Saudita afetou as cotações do petróleo, Mabon não estava entre os mais surpresos. Ele preparou um chá na cozinha de seu apartamento em Beirute e relaxadamente acompanhou as notícias. Também conversou com fontes na região ter uma visão abrangente do problema.

O estudioso britânico Simon Mabon O estudioso britânico Mabon: “Uma guerra prejudicaria os sauditas”

O estudioso britânico Mabon: “Uma guerra prejudicaria os sauditas” (Foto/Divulgação)

Para Mabon, o disparo de 25 mísseis balísticos e drones contra as refinarias sauditas representou mais um capítulo no conflito entre as grandes forças da região – mas com uma diferença importante. Dessa vez, houve repercussões mundiais, com a suspensão de metade da produção das instalações petrolíferas atingidas, o que afetou 6% do abastecimento global.

Em entrevista à EXAME, ele analisa os efeitos do ataque, seus possíveis desdobramentos e as raízes das disputas regionais, que ultrapassaram as fronteiras do Oriente Médio e podem provocar mais estragos no mundo.

Quais podem ser as repercussões geopolíticas e econômicas dos ataques às instalações petrolíferas da Arábia Saudita?

Simon Mabon – Está sendo travado um jogo bastante complexo entre os principais oponentes na região, a Arábia Saudita e o Irã. O ataque à refinaria saudita representou uma grande escalada de tensões e mudou um pouco as peças do tabuleiro geopolítico. Se os drones e mísseis que atingiram a Arábia Saudita foram realmente disparados de bases no Irã ou no Sul do Iraque, onde há forte presença de milícias apoiadas pelo governo iraniano, trata-se de uma clara demonstração de força e audácia dos iranianos.

Mesmo ação tenha partido dos rebeldes houthis, do Iêmen, que reivindicam o atentado, não muda muito, porque eles são financiados pelo Irã. A diferença é que, dessa vez, atingiram a maior refinaria de petróleo do mundo, com risco de desiquilibrar o fornecimento mundial e influenciar os preços do combustível em vários países. Isso é grave.

Perguntas interessantes