Como é feito o tratamento químico da água nas estações de tratamento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O tratamento de água em estações de tratamento segue algumas etapas:
Coagulação > é feito a adição de sulfato de alumínio, capaz de se juntar com alguns tipos de sujeira, como partículas sólidas, para que possa seguir para a próxima etapa.
Floculação > as partículas sólidas se unem e se aglomeram, formando flocos de partículas maiores, que são mais fáceis de serem retiradas posteriormente.
Decantação > a água vai para grandes tanques, onde os flocos decantam, isto é, ficarão por baixo e a água mais limpa ficará por cima. Assim, é possível separar a água limpa das sujeiras que foram coaguladas e floculadas, coletando somente a parte da água que fica mais acima.
Filtração > as partículas e sujeiras menores serão retiradas após passar por filtros, que podem conter: Areia, carvão ativado, pedregulho, etc.
Desinfetação > é adicionado cloro ou outra substância que irá eliminar possíveis causadores de doenças, como microorganismos. Apesar de ser uma substância que é conhecida pelos malefícios que trouxe a população através do gás cloro, a adição de cloro na água é feita de forma a fazer a desinfecção da água e não fazer mal a organismos vivos que a irão utilizar.
Adição de fluor > ajuda na prevenção de cáries em toda a população que tem acesso a água potável.
Correção de pH > são adicionadas substâncias que equilibram o pH para proteção dos encanamentos e tubulações que ela seguirá até saída pela torneira.
Perdão pelo tamanho da resposta, mas ela está bem completa.