Como é feito o nitrogênio líquido?
Soluções para a tarefa
O nitrogênio líquido (português brasileiro) ou azoto líquido (português europeu) (densidade no ponto tríplice é 0.807 g/mL) é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido e é frequentemente designado pela abreviação, NL2, isto é, nitrogênio puro em estado líquido. O nitrogênio líquido tem o número ONU 1977.
O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 K (-196,15°C) e é um fluido criogênico que pode causar rápido congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1,4.[1] Quando apropriadamente isolado, o nitrogênio líquido pode ser armazenado e transportado, por exemplo, em garrafas térmicas, onde temperaturas muito baixas são mantidas constantes a 77 K pela lenta evaporação do líquido, resultando na liberação do gás nitrogênio. Dependendo do tamanho e projeto, o tempo de armazenamento em garrafas térmicas pode se estender de poucas horas a algumas semanas.
O nitrogênio líquido pode ser facilmente convertido para sólido pela sua colocação em uma câmara de vácuo acionada por um uma bomba de vácuo centrifuga.[2] Nitrogênio líquido congela a 63 K. A despeito de sua reputação, a eficiência do nitrogênio líquido como um refrigerador é reduzida pelo fato de que ele ferve imediatamente ao contato com um objeto aquecido, envolvendo o objeto em uma nuvem de gás nitrogênio isolante. Este efeito é conhecido como efeito Leidenfrost e se aplica a um líquido em contato com um objeto significativamente mais quente do que seu ponto de ebulição. Um resfriamento mais rápido pode ser obtido pela conexão de um objeto dentro de uma mistura de nitrogênio sólido e líquido do que no nitrogênio líquido somente. Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maioria das aplicações.