Saúde, perguntado por jessica99979, 1 ano atrás

Como é feito o controle da secreção de T3 e T4​ ?

Soluções para a tarefa

Respondido por gracyevelyn
2

O corpo humano apresenta uma variedade de glândulas endócrinas que basicamente possuem a função de produzir e excretar hormônios que irão participar da regulação de diversos processos metabólicos. São elas a hipófise (ou pituitária, que está constituída pela adeno-hipófise e a neurohipófise), adrenais (ou suprarrenais nos humanos, por se localizarem acima dos rins), ilhotas de Langherhans (no pâncreas), tireoide, paratireoides, glândula pineal (ou epífise neural) e as gônadas (testículos nos machos e ovários nas fêmeas).

Figura 1 - Principais glândulas endócrinas do corpo humano e a sua localização.

Figura 1 - Principais glândulas endócrinas do corpo humano e a sua localização.

Edilson Jacob Silva Junior

As glândulas do corpo humano se formam a partir de células de epitélios de revestimento que se proliferam e invadem o tecido conjuntivo abaixo delas, e em seguida sofrem diferenciações adicionais. De acordo com o que ocorre durante essa fase de diferenciação, teremos a formação de uma glândula exócrina ou endócrina.

As glândulas classificadas como exócrinas mantém a sua conexão com o epitélio de origem após a sua diferenciação se completar. Essa conexão irá constituir um ducto através do qual as secreções da glândula serão eliminadas (ex.: glândulas sudoríparas; glândulas sebáceas; glândulas mamárias, entre outras).

Já as chamadas glândulas endócrinas perdem a conexão com o epitélio de origem durante a sua diferenciação, e suas secreções são transportadas pelo sangue, através de capilares sanguíneos que estão presentes na estrutura dessas glândulas. As glândulas endócrinas podem ainda ser organizadas em dois tipos de acordo com a organização de suas células. As glândulas endócrinas ditas cordonais são formadas por cordões anastomosados de células entremeados por capilares sanguíneos (ex.: adrenal, paratireoide, lóbulo anterior da hipófise). No outro tipo, as glândulas endócrinas são formadas por vesículas ou folículos preenchidos por secreções das células de revestimento (ex.: tireoide).

Neste texto trataremos especificamente da tireoide, discutindo as características histológicas dessa glândula, aspectos da produção de hormônios e a função destes no organismo.

2 Hormônios

Hormônios são sinalizadores químicos que participam da regulação de diversos processos metabólicos em um organismo: pressão arterial, digestão, processos de embriogênese, diferenciação sexual, entre vários outros. Em cooperação com o sistema nervoso, o sistema endócrino participa da regulação de uma miríade de processos que ocorrem no organismo o tempo todo, desde o seu desenvolvimento embrionário até o fim de sua vida. De um modo geral, o mecanismo de comunicação hormonal envolve uma célula produtora do hormônio, o hormônio em si e a célula-alvo (que pode inclusive ser a própria célula produtora do hormônio). Assim, podemos classificar os hormônios como endócrinos (são liberados no sangue e transportados pela circulação para atingir suas células-alvo), parácrinos (são liberados no espaço extracelular e atuam em células-alvo vizinhas) e autócrinos (atuam em receptores na superfície da própria célula que o produziu).

Perguntas interessantes