como e feito o calculo nas eleições
Soluções para a tarefa
Na eleição para prefeito, saber quem vai ganhar depende de uma conta simples: quem recebe mais da metade dos votos válidos ganha a eleição. Se o primeiro colocado não atingir mais do que 50% dos votos, aí a disputa vai para segundo turno. Porém, na eleição de um vereador a contagem de votos é bem diferente.
O método utilizado para a eleição para o legislativo municipal é o sistema proporcional. Funciona da seguinte forma: é preciso calcular o quociente eleitoral, para isso, divide-se o número de votos em candidatos e em legenda pelo total de vagas em disputa. O quociente eleitoral é a quantidade de votos necessário para que o partido eleja um vereador.
O segundo passo é calcular o quociente partidário. Divide-se os votos em candidatos e na legenda daquele partido pelo quociente eleitoral. O resultado da conta é o total de vagas que aquele grupo conquistou.
Resposta:
Brasil adota as urnas eletrônicas no processo eleitoral desde 1996. RDV, zerésima, boletim de urna. Ao final da votação, às 17h, também por meio do RDV, é gerado o boletim de urna, relatório com todos os votos da seção, inclusive os brancos e nulos.