Como é feita, hoje, a avaliação de aprendizagem escolar?
A maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, diagnóstica e inclusiva. Hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. Do ponto de vista político-pedagógico, é uma tradição antidemocrática e autoritária, porque centrada na pessoa do professor e no sistema de ensino, não em quem aprende.
Que métodos devem ser usados?
A avaliação é constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. Se ela for obtida, o estudante será sempre aprovado, por ter adquirido os conhecimentos e habilidades necessários. A avaliação é inclusiva porque o estudante vai ser ajudado a dar um passo à frente. Essa concepção político-pedagógica é para todos os alunos e por outro lado é um ato dialógico, que implica necessariamente uma negociação entre o professor e o estudante.
Disponível em Acesso em 08 dez. 2018.
De acordo com Luckesi, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Examinar e avaliar não se confundem.
b. A ética nada tem a ver com a avaliação da aprendizagem. O que consta são transcritórias e a utilização de linguagem coloquial.
c. A avaliação tradicional é extremamente autoritária tendo como centro do processo o professor e não o estudante.
d. O professor bom para o modelo de avaliação dialógica é aquele de quem os meninos têm medo e também o que mais reprova, pois ele é o único detentor de todos os saberes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
letra a e letra b estão corretas
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás