Biologia, perguntado por keehchocolate, 1 ano atrás

como é feita a transformação química do vidro?​

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarneirofla
5

Resposta:

O vidro geralmente é produzido nas indústrias em larga escala e artesanalmente através de uma mistura de substâncias inorgânicas, que é denominada mistura vitrificável. Essa mistura é formada por sílica ou dióxido de silício (SiO2 ) (oriundo, na maioria das vezes, do quartzo), barrilha ou soda (carbonato de sódio - Na2CO3) e calcário (carbonato de cálcio – CaCO3). Esses três compostos inorgânicos são triturados, transformados em pó e misturados nas proporções adequadas. Além disso, nas indústrias, cacos de vidro também são comumente adicionados como parte do processo de reciclagem desse material.

Essa mistura vitrificável é levada para um forno que está a uma temperatura de cerca de 1500ºC. Assim, esses sólidos fundem-se (passam para o estado líquido), formando uma massa pastosa e homogênea composta de silicatos de sódio e cálcio. Essa é, portanto, a composição química do vidro comum.

barrilha + calcário + areia → vidro comum + gás carbônico

Na2CO3 + CaCO3 + SiO2 → silicatos de sódio e cálcio + gás carbônico

x Na2CO3 + y CaCO3 + z SiO2 → (Na2O)x . (CaCO)y . (SiO2)z + (x + y) CO2

O CO2 é eliminado no forno de fusão para que não se formem bolhas no vidro. Depois da modelação do formato do objeto desejado, o vidro é resfriado.

Existem também outros métodos para a fabricação do vidro, e ele também pode ser feito com outras substâncias. Atualmente, por exemplo, são muito conhecidos vidros orgânicos e vidros metálicos

Perguntas interessantes