como é feita a produção dos compostos provenientes do petróleo?
PELO AMOR DE DEUX ALGUÉM ME AJUDA (´•ω•`)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Derivados do petróleo:gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural, querosene, óleo diesel, nafta petroquímica, solventes, asfalto, dentre outros.
Explicação:
Gasolina
A gasolina é um dos subprodutos do petróleo utilizada, em sua maioria, como combustível para veículos. É um produto líquido, volátil e inflamável, composta por mais de 400 hidrocarbonetos. São classificadas em gasolina comum, aditivada e premium, diferenciadas pela qualidade e melhor aproveitamento.
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
Popularmente conhecido como o gás de cozinha, o GLP além de ser utilizado como combustível doméstico, é também produto de alguns combustíveis industriais e aerossóis. É composto de hidrocarbonetos, propano, butano, propeno e buteno e encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
Querosene
Chamado popularmente de óleo de parafina, o querosene é produzido pelo processo de destilação de petróleo, sendo um produto intermediário entre a gasolina e o óleo diesel. Composto de hidrocarbonetos é utilizado como combustível doméstico (iluminação) e de aviação, solventes, produto de limpeza, dentre outros.
Óleo Diesel
Subproduto do petróleo, o óleo diesel é uma substância inflamável, viscosa, volátil e tóxica, composta, em grande parte de hidrocarbonetos. É utilizado como combustível industrial, de veículos e embarcações marítimas, além de ser empregado na produção de energia elétrica.
Nafta Petroquímica
A nafta petroquímica é um composto proveniente do petróleo, de aspecto incolor e utilizada principalmente, como matéria-prima básica para a produção de plástico, borracha, solventes e combustível.
Asfalto
Derivado do petróleo por meio do processo de evaporação ou destilação, o asfalto é uma substância sólida, escura, constituída de hidrocarbonetos, no qual o betume corresponde ao elemento ativo do asfalto o que lhe confere a propriedade impermeabilizante e aglutinante. É utilizado desde a antiguidade e, atualmente o asfalto é empregado na pavimentação de estradas, como impermeabilizante, fabricação de tintas e baterias eletroquímicas, dentre outros.