como é feita a distribuição dessas linhas pelo globo?
Soluções para a tarefa
Um meridiano é qualquer linha imaginária que corte o planeta de norte a sul.
No ano de 1884, ocorreu a Conferência Internacional do Meridiano, que definiu o de Greenwich como o principal.
No entanto, eu acredito que você possa estar perguntando sobre as linhas de fuso horário. Estas foram determinadas com base na posição do meridiano de Greenwich.
Para entendermos os fusos horários, precisamos entender primeiro a longitude. Ela determina a localização de um lugar na Terra em graus (de 0º a 180º) para leste ou para oeste a partir do meridiano de Greenwich.
De 7º30' a leste até 7º30' a oeste do meridiano principal é a região do fuso de Greenwich, a referência global para a determinação das horas. Somando-se 15º a leste ou a oeste desse fuso, obtemos as posições dos limites teóricos dos outros fusos.
Esses limites são chamados de teóricos, pois não são seguidos à risca. Muitos deles cortam países, estados ou cidades, de modo que haja mais de um horário para o mesmo terrítorio. Para consertar isso, países convencionam os limites práticos.
Um exemplo de limite prático é a China, que apesar de sua imensa extensão territorial adota apenas um fuso horário para todo o país.
Observe que, se a longitude divide o planeta em 180º para leste e 180º para oeste, isso totaliza 360º. Como cada fuso possui 15º, se dividirmos 360 por 15, concluimos que há no total 24 fusos horários.
Espero que tenha ajudado! :)
Resposta:
O traçado
dessas linhas tem como referência o meridiano de Greenwich,
no sentido leste-oeste (meridianos), e a linha do Equador, no
sentido norte-sul (paralelos).