Geografia, perguntado por anna5377745, 11 meses atrás

Como é distribuída a população no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por aluno6150
11

Resposta:

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. Um grande exemplo disso é a comparação entre a Região Sudeste e a Norte

Respondido por josuesilva2004
5

Resposta:

       Olá!

  • A maior parte da população brasileira vive nas cidades. É essencialmente urbana. Cerca de 84% dos habitantes do Brasil vivem na zona urbana e apenas 16 % na zona rural. Mas nem sempre foi assim. Até a década de 1960 a maior parte da população brasileira vivia no campo. Esta migração da população do campo para cidade – o chamado êxodo rural – ocorreu de forma acelerada no Brasil. Impulsionada pelo processo de industrialização, o crescimento da população urbana ocorreu no período de poucas décadas, causando consequências para a estrutura social e urbana do país.
  1. Explicação para compreender melhor!

Distribuição da População Brasileira

  • Assim como no mundo, a população brasileira também se distribui de maneira irregular pelo território, resguardadas as peculiaridades naturais, históricas e econômicas que cada região possui.
  • Os maiores adensamentos demográficos brasileiros estão localizados na fachada litorânea, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. O fato pode ser explicado principalmente por razões históricas, econômicas e políticas.
  • Distribuição por regiões
  • A Região Nordeste foi a que primeiro recebeu do colonizador europeu o impacto do povoamento. Este procurou aliar fatores estratégicos, como a proximidade geográfica com a metrópole e a topografia mais acessível daquela região, especialmente da fachada litorânea, aos interesses econômicos da época, ou seja, a atividade açucareira.
  • Com a competitividade do açúcar antilhano e do estimulante período minerador que se instalou em Minas Gerais, o eixo de interesse se deslocou para o Sudeste. Isso provocou não apenas focos importantes de povoamento nesta região, como também incentivou o povoamento em outros lugares, mais periféricos, em função da necessidade de produção de alimentos para o abastecimento da zona aurífera.
  • Mais tarde, com a atividade cafeeira, o interesse econômico se fixou de forma determinante no Sudeste, criando forte infraestrutura para o futuro desenvolvimento industrial.
  • Enfim, a região, provida de acumulação de capital e de demanda populacional, passou a ser o polo de desenvolvimento do país.
  • A Região Sul, das três, foi a que recebeu povoamento mais recente. Ainda no período colonial, as zonas de fronteira do Brasil meridional eram palco de confronto entre espanhóis e portugueses, tornando indefinido o domínio de certas porções do território.
  • Foi no Brasil Império que se incentivou o povoamento da região, através de política imigratória. Tal estratégia, além de definir a posse da terra, tornou-a produtiva, pois apesar das grandes dificuldades enfrentadas pelos imigrantes europeus, foram eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento da região, através das atividades pastoris e, posteriormente, da indústria.
  • O conhecimento técnico do imigrante, aliado ao sistema familiar de produção artesanal, transformou pequenas unidades agropastoris em verdadeiros embriões de industrialização verticalizada, aproveitando o núcleo produtivo local para transformá-lo em indústrias bastante representativas na atualidade.
  1. Distribuição por estados
  • Mesmo dentro das regiões mais populosas, alguns estados apresentam maior população que outros. É o caso, por exemplo dos estados da Região Sudeste. São Paulo concentra mais de 40 milhões de habitantes, Minas Gerais tem 20 milhões, o Rio de Janeiro, 16 milhões e o Espírito Santo abriga 3,8 milhões de habitantes. Observe no mapa.
  • As densidades populacionais
  • Para explorar melhor a relação existente entre a área territorial e o valor populacional, muitas vezes a população absoluta não será uma boa referência, sendo necessário recorrer aos valores de densidade populacional.
  • Os maiores valores de densidade populacional brasileira estão concentrados nas áreas litorâneas do país.
  • Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes