Biologia, perguntado por laisllaencantadora, 8 meses atrás

como é denominada a enzima que catalisa a Hidrólise da molécula orgânica?​

Soluções para a tarefa

Respondido por tbmisabela
1

Resposta:

Explicação:

Hidrólise é o nome dado ao processo químico no qual moléculas de substâncias são quebradas em unidades menores a partir da ação de íons (cátions e ânions) provenientes da ionização da água.

Hidrólise salina

Hidrólise salina é um fenômeno químico em que os íons provenientes da dissociação de um sal dissolvido na água interagem com os íons da água, formando um ácido e/ou uma base fraca.

Equação que demonstra os íons provenientes de um sal qualquer.

A hidrólise salina ocorre quando o cátion hidrônio (H+) interage com o ânion do sal (X-), formando um ácido fraco. Esse processo também ocorre quando o cátion (Y+) do sal interage com o ânion hidróxido (OH-), formando uma base fraca.

Base fraca

Uma base é fraca quando formada por elementos que não pertencem às famílias dos metais alcalinos e metais alcalinoterroros.

Ácidos fracos

São considerados fracos os ácidos que não são hidrácidos (ácidos sem O, HCl, HBr, HI e HF). Oxiácidos cuja subtração da quantidade de oxigênios pela quantidade de hidrogênios resulte em zero também são ácidos fracos.

Veja também: Força ácida

Hidrólise de proteínas

A hidrólise de uma proteína ocorre quando suas unidades de aminoácidos são separadas umas das outras pela quebra da ligação peptídica existente entre elas. Isso ocorre em decorrência da ação da água e de algum outro agente.

Representação da ligação peptídica entre dois aminoácidos.

Por ser muito forte, a ligação peptídica não pode ser quebrada somente pela água. Assim, é necessário o auxílio de um agente com teor ácido capaz de auxiliar a quebra. No organismo humano, as enzimas desempenham esse papel. Em laboratório, além das enzimas, podem ser usados ácidos fortes, como o ácido clorídrico.

Exemplo:

Representação da hidrólise de uma ligação peptídica.

Na hidrólise da proteína acima, o ácido e o aquecimento, juntamente com os íons da água, promovem a quebra da ligação peptídica. Em seguida, o hidróxido liga-se ao carbono, formando uma carboxila, e o hidrogênio liga-se ao nitrogênio.

Como resultado da hidrólise da proteína acima, ocorre a liberação de duas moléculas do aminoácido glicina. Vale ressaltar que os aminoácidos apresentam grande importância para o organismo humano, como controle do sistema imunológico e produção do hormônio do crescimento.


laisllaencantadora: MUITOO OBRIGADAA
laisllaencantadora: MESMO
tbmisabela: De nada, é mta coisa mas dps vc joga no Resoomer e faz um resuminho rapido
laisllaencantadora: ta bom
Perguntas interessantes