Saúde, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

como e de onde o corona virus venho? ele é uma gripe mais forte pq estao todos bem mais preocupados? sorry tenho 11 anos e sou super curiosa!


estudante6365: Coronavírus véi da China

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
12

O coronavírus

O coronavírus é um conjunto  de vírus , que causam infecções respiratórias em animais e nos homens , causando doenças respiratórias semelhantes a um resfriado simples e comum.

Ele surgiu na China  possivelmente devido a infecção de morcegos , num animal que é comido como um prato exótico chamado de “pangolin”.

A maioria das pessoas que se infectaram com os coronavírus são as crianças pequenas e os idosos , por serem mais frágeis .

Não existe  um tratamento específico para o novo coronavírus e nem temos uma vacina, para se prevenir esse agente infeccioso  .

Como ele é transmitido por gotas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente , a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão passar álcool gel após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais.

Apesar de  termos mais de 135  casos  de contágio no Brasil e  alguns casos de pacientes em observação com suspeita , as autoridades iniciaram só agora as medidas de contenção da propagação do vírus .

Tais como evitar eventos  e agromerações públicas  , aulas suspensas por 10 dias , e evitar sair pelas ruas .

Mas você pode reduzir o risco de infecção .

Tente sempre evitar tocar nos olhos, nariz e boca.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão e por pelo menos 20 segundos ,não se esqueça do dedão e das unhas .

Prevenção e Consciência é a chave.

Anexos:

Liziamarcia: Não se apaga pergunta respondida
Liziamarcia: No Brainly o conhecimento é de TODOS
Respondido por BorgesBR
13

Olá!

> Primeiro, devemos saber que os coronavírus infectam os humanos desde a metade do século XX. Cinco espécies desse vírus têm o potencial de nos infectar, são elas: Alpha coronavírus 229E e NL63, Beta coronavírus OC43 e HKU1, SARS-CoV 1 e 2, e MERS-CoV.

> O novo coronavírus, designado cientificamente como SARS-CoV 2, surgiu na cidade de Wuhan, na China. A origem desse novo vírus ainda é desconhecida, porém há estudos que comprovam a presença de várias divisões do coronavírus nos morcegos, enquanto esse atua como hospedeiro definitivo do vírus. Os chineses apreciam a carne de animais exóticos, como o próprio morcego e o pangolim (possível hospedeiro intermediário), e as vendem no mercado de Wuhan.

> Desde dezembro de 2019, o novo coronavírus, ou doença covid-19, está se espalhando pelo mundo, principalmente pela Ásia e Europa, inclusive já temos casos confirmados no Brasil. Diversos aeroportos estão realizando a checagem da temperatura corporal de passageiros, escolas, universidades e campeonatos estão sendo suspensos como forma de atenuar a transmissão do vírus e combater a pandemia.

> O vírus é transmitido de pessoa para pessoa e para evitar a infecção, devemos lavar as mãos e passar álcool em gel nas mãos frequentemente, evitar o contato direto com outras pessoas e, se não for incoveniente, utilizar máscaras ao frequentar lugares públicos.

> Quando o indivíduo está infectado, ele só começa a manifestar sintomas após o período de incubação do vírus, que pode ser de 2 a 14 dias. A boa notícia é que durante esse período as chances de contágio são quase nulas.

> Caso haja a manifestação dos sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, febre e respiração encurtada, devemos IMEDIATAMENTE procurar um hospital para que seja feita a identificação da causa ou do possível vírus.

> Como não há vacina para prevenir o coronavírus, quando há a infecção, o tratamento é baseado apenas no repouso e alimentação para fortalecer a imunidade, para, assim, o corpo combater o vírus "naturalmente".

Obs1: segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde) a taxa de letalidade do vírus é de aproximadamente 3%, sendo os idosos maior parte dessa estatística, pois manifestam sintomas mais graves, devido à baixa imunidade e resistência. Essa taxa tende a aumentar, infelizmente.

Por que tanta preocupação?

Porque o covid-19 é uma doença extremamente contagiosa e perigosa, como foi dito, aos idosos e às pessoas que se incluem no grupo de risco (veja a seguir). Esses manifestam sintomas mais acentuados. Se você faz parte do grupo de risco, ou alguém próximo a você faça parte, siga as recomendações de forma mais rigorosa e não saia de casa.

GRUPO DE RISCO:

- Portadores de doenças cardiovasculares

- Asmáticos

- Gestantes

- Portadores de HIV

- Portadores de doenças oncológicas

- Idosos

- Portadores de doenças autoimunes

Obs2: somente aqueles que apresentam sintomas evidentes da doença covid-19 devem procurar atendimento hospitalar, pois assim evitamos sobrecarga no sistema de saúde brasileiro.

Vamos agir com responsabilidade e seguir as recomendações para que esse surto seja combatido o quanto antes!

Bons estudos! :)

Anexos:
Perguntas interessantes