Biologia, perguntado por beakassawaraowwu3l, 1 ano atrás

Como é controlada a produção de urina??????

Soluções para a tarefa

Respondido por capitaoanselmoowukhq
2
A primeira fase da produção de urina realizase nos corpúsculos renais, aos quais chega cerca de 20 a 25% do sangue bombeado pelo coração, sensivelmente 1 200 ml por minuto. É um processo de filtração que se inicia no plasma sanguíneo, atravessa os minúsculos poros das paredes dos capilares glomerulares e da camada visceral da cápsula de Bowman, para passar para o espaço urinário, situado entre as duas camadas da cápsula de Bowman, continuando o seu percurso pelo túbulo renal.

Esta filtração glomerular é um processo passivo que depende da interacção de dois tipos de forças antagónicas: por um lado, a pressão hidrostática, ou seja, a pressão do líquido em cada compartimento (nos capilares glomerulares e no espaço urinário); por outro lado, a pressão coloidosmótica, ou seja, o poder de absorção de água das proteínas presentes no plasma e cujo tamanho não lhes permite atravessar as paredes dos capilares do glomérulo – por isso têm tendência para reter líquidos no sangue. A interacção destas forças provoca uma determinada pressão de filtração, que se traduz na passagem de água e de múltiplas substâncias de minúsculo tamanho dissolvidas no plasma sanguíneo para o interior do espaço urinário. Todavia, as substâncias de maior dimensão, como as proteínas e as células sanguíneas, não conseguem atravessar a membrana dos capilares e, por conseguinte, permanecem sempre no sangue.

Nesta primeira fase de produção de urina, produzse uma grande quantidade de produto filtrado pelos glomérulos, 120 ml/min, ou seja, cerca de 180 1 em cada 24 horas.
Respondido por marizabrasil07
2
Uma pessoa elimina, aproximadamente de 1 a 2 litros de urina por dia. Porém, quando a quantidade de água diminui no sangue, é liberado um hormônio chamado ADH - hormônio antidiurético. Como o nome do hormônio já sugere, ele diminui a diurese, ou seja, diminui o volume de urina excretado, evitando a perda excessiva de água pelo nosso corpo e a consequente desidratação.
 Por outro lado, quando há o aumento da quantidade de água no sangue, a secreção desse hormônio na circulação é inibida, aumentando o volume da urina excretado.
Perguntas interessantes