como é conhecida e o que diz a 1º, 2º e 3º lei de newton?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
Explicação:
Antes de tudo, devemos entender o que são as leis de Newton.
- O que são as leis de Newton?
São as leis fundamentais da Mecânica Clássica responsáveis por reger toda forma de movimento que existe no Universo. São elas:
- Lei da inércia;
- Princípio Fundamental da Dinâmica
- Lei da Ação e Reação.
Analisemos cada uma destas:
1ª Lei: Lei da Inércia
“Um corpo tende a permanecer em repouso ou se movendo com velocidade constante até que uma força resultante não-nula mude seu estado de movimento."
Esse princípio estabelece que, se a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula (igual a zero), a tendência é este permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU). Ex.: Se uma bala fosse atirada no vácuo, esta permaneceria se movendo em linha reta infinitamente por não haver atrito, obstáculo ou força para alterar seu estado de movimento.
2ª Lei: Princípio Fundamental da Dinâmica
“A intensidade da força resultante que atua sobre um corpo é igual à razão da variação de sua quantidade de movimento para a variação do tempo."
Matematicamente:
A 2ª Lei de Newton é comumente vista com um outro aspecto: F = m.a. Mas como a expressão F = ∆p/∆t se torna igual a m.a?
Dessa forma, a 2ª Lei de Newton se torna:
“A intensidade da força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração por ele adquirida."
3ª Lei: Lei da Ação e Reação
“Se um corpo A aplica uma força F sobre um corpo B, o corpo B aplica sobre A uma força F', tal que F' = (-F)."
A 3ª Lei de Newton enuncia que quando dois corpos A e B formam um sistema isolado, se A aplicar uma força sobre B, B aplicará sobre A uma força de mesma intensidade, porém de sentido oposto. É o que faz com que um canhão retroceda ao atirar uma bala. A bala e o canhão formam um sistema isolado. Portanto, ao sofrer a atuação da força aplicada pelo canhão, a bala também aplica sobre este uma força de mesma intensidade, porém com sentido oposto ao da força aplicada pelo canhão. Esse importantíssimo princípio físico resulta da Lei da Conservação de Momento Linear, que proíbe a criação e a destruição de momento linear em um sistema de corpos isolado. A fim de que a quantidade de movimento do sistema permaneça constante, a força que o corpo A aplica sobre o corpo B é anulada pela força que B aplica sobre A. É importante ressaltar que a quantidade de movimento que não varia é a do sistema. Obviamente, as quantidades de movimento de A e B variam após o processo.
Para saber mais sobre o Princípio da Conservação de Momento Linear, visite ↓
https://brainly.com.br/tarefa/19882830
Espero ter ajudado. Se tiver dúvidas, fale.