Como é composta uma estação meteorológica?
Soluções para a tarefa
Usada como uma ferramenta diária no registro de variáveis climáticas, uma estação meteorológica tem o papel fundamental de monitorar determinada região em que se encontra instalada, gerando um histórico permanente e completo.
Como isto se torna possível? Simples: uma estação meteorológica é composta por sensores específicos que medem os principais parâmetros padrão - determinados pela Organização Mundial de Meteorologia. Sendo eles:
Direção do Vento
Pressão Atmosférica
Radiação Solar
Temperatura do Ar
Umidade Relativa do Ar
Velocidade do Vento
Com a coleta contínua de dados climáticos em uma estação se torna possível realizar análises precisas e aptas a caracterizar regiões inteiras. Elas quantificam e qualificam comportamentos meteorológicos fundamentais para o desenvolvimento de planejamentos e até acompanhamentos de processos em negócios agrícolas, empresas do ramo industrial e de engenharia. Estes diagnósticos são extremamente convenientes para um gerenciamento mais seguro e estratégico.
Resposta:
Procurar por
Início/Artigos/Irrigação
Irrigação
Estação meteorológica: como funciona e sua importância na agricultura
 Amanda Balbino11 de setembro de 2016
34.269 4 minutos de leitura

A estação meteorológica é uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas na lavoura e assim ajudar agricultores a tomarem decisões. Neste post, esclarecemos os principais aspectos relacionados à estes equipamentos para auxiliar quem está buscando entender melhor sobre o funcionamento e uso na agricultura.
A observação meteorológica de superfície, realizada nas estações meteorológicas, consiste da coleta diária de dados referentes as diversas variáveis atmosféricas, que caracterizam o estado da atmosfera, ou seja, o tempo.