História, perguntado por romeljuleu, 9 meses atrás

Como é as vegetações da savana africana

Soluções para a tarefa

Respondido por btsforever71
4

Resposta:

Savana é um tipo de vegetação típica de regiões de clima tropical com estação seca bem definida. As savanas são formadas por gramíneas, com presença espalhada de árvores de pequeno porte e arbustos.

Créditos:Sua pesquisa

Respondido por joaompereira678
2

Resposta:

Savana ou campo tropical é o nome empregado a um tipo de formação vegetal que varia desde um campo herbáceo até uma matriz campestre com árvores esparsas. Esse bioma é típico de regiões de clima tropical, quente e úmido, onde a estação seca é prolongada e durante a estação chuvosa a precipitação pode chegar a mais de 1.000 mm/mês.

A maior área e mais conhecida de savana situa-se na África, mas também existem savanas na América do sul e na Austrália. O Cerrado brasileiro é considerado um tipo de savana, mas muitas características o diferenciam das outras savanas. As savanas africanas geralmente são cauducifólias, enquanto o Cerrado é apenas semidecíduo. As folhas no Cerrado são largas, enquanto nas savanas africanas as folhas são bem menores. O Cerrado também possui uma biodiversidade maior, ausência de megafauna e evoluiu num ambiente mais úmido do que as outras savanas.

A vegetação da savana é formada principalmente por gramíneas, árvores pequenas e arbustos. Na savana africana existem longas extensões sem árvores, apenas compostas por gramíneas. Essa vegetação é pouco influenciada pelo clima, sendo resultante de outros fatores, como o tipo de solo, a ação de incêndios e o pastejo animal.

O solo possui granulometria variável. Podem ser encontrados solos lateríticos (ricos em hidróxido de ferro e alumínio), que impedem a penetração das raízes de árvores e ervas. Esses solos geralmente são pobres em nutrientes. Podem ser também arenosos, não permitindo o desenvolvimento de vegetação de grande porte. Alguns solos são relativamente férteis, onde se fixam gramíneas, é o caso da savana africana.

A vegetação é resistente ao fogo. As árvores são tortuosas com folhas duras e seus troncos possuem uma casca espessa. O fogo que ocorre na estação seca é um agente controlador do desenvolvimento de muitas plantas, limitando o desenvolvimento do estrato arbóreo e estimulando o rebrotamento de muitas espécies do estrato herbáceo

Explicação:

Perguntas interessantes