como e a vida dos adolecentes da india ajuda ajuda ajudaaaaaa
Soluções para a tarefa
- Ser uma mulher, com pouca educação, de uma família pobre ou com muitos filhos, torna a menina mais vulnerável a sofrer abusos dentro e fora do casamento. O casamento infantil é majoritariamente uma resposta para um fardo financeiro - defende Sunayana Walia, coordenadora de um projeto, financiado pela União Europeia, que atua em áreas rurais para conscientizar meninas sobre planejamento familiar e educação sexual. - Se as meninas estão na escola e conseguem mais oportunidades de educação e trabalho, há um potencial de atrasar o casamento. O fator econômico é muito alto e se isso é bem endereçado, há uma mudança de paradigma.
Em muitas regiões do país, o dote pago pelos pais da noiva é maior quando a mulher é mais velha e com escolaridade elevada, o que torna o casamento infantil mais atraente. É comum ainda que a família organize o casamento duas ou três irmãs, de diferentes idades, no mesmo dia a fim de economizar os gastos com a cerimônia.
Ativistas indianos têm apostado em programas educacionais para conscientizar meninas e suas famílias sobre as consequências devastadoras da prática. Mas ressaltam que, em paralelo, é preciso fortalecer a legislação.
Na prática, poucos casamentos infantis tornam-se caso de polícia, seja pela falta de fiscalização ou por um pacto de silêncio compartilhado na comunidade. No último levantamento do Escritório Nacional de Registros Criminais, em 2011, apenas 113 casos foram registrados.
PUBLICIDADE
- É fundamental assegurar que haja leis que tornem inaceitável o casamento infantil e que elas sejam implementadas, em todos os níveis de governo. Muitas vezes a lei oficial diz que crianças não podem se casar, mas cortes religiosas aceitam a prática. Outras vezes é muito difícil provar que houve crime por não há qualquer registro oficial contendo a idade dos noivos. Mas também é muito importante, da perspectiva do governo, oferecer alternativas de qualidade para que quando a menina termine escola ela possa ver possibilidades além do casamento para sobreviver - aponta Lakshmi.