Como é a primeira ejaculação?
Soluções para a tarefa
A adolescência se refere ao período de evolução psicológica, já a puberdade está relacionada à possibilidade reprodutiva de uma pessoa. As mudanças hormonais que ocorrer neste período refletem diretamente na imagem do futuro.
Ocorrem nesta fase mudanças na voz, crescimento de pelos, mudança da postura, na forma de pensar e também agir, a percepção de si mesmo se modifica e consequentemente as responsabilidades.
Neste momento em função das mudanças hormonais os espermatozoides são formados no testículo, 120 milhões a cada dia, eles têm seu desenvolvimento graças à testosterona, ao hormônio luteinizante, ao hormônio folículo estimulante, aos estrógenos e ao hormônio do crescimento e podem permanecer armazenados com a capacidade de fertilidade por pelo menos um mês (GUYTON e HALL, 2006).
Ocorrem então alguns acontecimentos marcantes, que para uns podem ser motivo de vergonha e medo. Um desses acontecimentos é a primeira ejaculação, saída de espermatozoide do pênis, também conhecida como sêmen arca que ocorre em média aos 12 anos (SILVA, 2009).
A partir desse momento o menino já esta apto a engravidar alguém, por isto a semenarca é um momento especial na vida de um menino e deve ser tratada com responsabilidade, não esquecendo-se de procurar o prazer mas também o conhecimento.
Após a ejaculação podem ocorrer também episódios de polução noturna que é caracterizada pela ejaculação involuntária. Esta ocorre quando os adolescentes estão dormindo, normalmente apresentando os sonhos de conotação erótica (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009). Esse acontecimento pode fazer com que o menino acorde com a sensação de estar molhado, e causar-lhe constrangimento perante os familiares e até amigos, caso esteja hospedado na casa de algum.
Os dois acontecimentos são motivos para que o adolescente assuma grandes responsabilidades, contribuindo para o seu desenvolvimento emocional e social.
É importante conhecer o próprio corpo para que este não seja um motivo de vergonha, preocupação ou restrições relacionadas à sexualidade, é adequada nessa fase a orientação do adolescente para que as dúvidas sejam todas sanadas e eventuais problemas sejam resolvidos.