como e a linguagem do texto . literatura de cordel
Soluções para a tarefa
Conhecida como literatura de cordel, a modalidade impressa de poesia antigamente era muito mal vista, sendo, atualmente, entretanto, bem aceita na literatura. Existe, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Os textos da literatura de cordel são publicados em livretos que são, normalmente, fabricados praticamente inteiros pelo próprio autor, de forma manual. Geralmente com 8 páginas, cada uma medindo 11 x 16 cm, os livretos são comercializados pelos próprios autores, ainda que haja algumas obras publicadas.
O termo “cordel” é uma herança de Portugal, inserida no Brasil pelos portugueses ao final do século XVIII, tendo surgido na Europa no século XII e se tornando popular com o Renascimento. Os artistas, normalmente, vendiam suas obras em feiras da cidade, tendo a sua popularidade, entretanto, diminuída, com a invenção e popularização do rádio e da televisão.Características da literatura de cordel
literatura de cordel: Reprodução
A literatura de cordel apresenta, em sua maioria, uma linguagem bastante despreocupada e regionalizada, sendo aplicada informalmente para a composição dos textos. Com influência portuguesa, os autores das poesias que compõem a literatura de cordel se denominavam trovadores, declamando suas poesias normalmente acompanhados por uma viola que eles mesmos tocam.
Não foi apenas a literatura brasileira que foi marcada pela literatura de cordel. Os artistas franceses, espanhóis e portugueses também tiveram acesso e foram influenciados por estes artistas através dos trovadores. O estilo de literatura também é marcado pelas apresentações dos escritores para o povo, normalmente abrangendo temáticas relacionadas ao amor, aos acontecimentos regionais, bem como da cultura popular. Ainda nos dias de hoje, é possível presenciar competições entre dois trovadores com suas violas, sendo muito praticada em todos os países mencionados, mas principalmente em Portugal.
Literatura de Cordel no Brasil
Ainda que no Brasil predomine a produção poética na literatura de cordel, em outras localidades é possível notar uma presença bastante intensa da prosa em redondilha maior, ou seja, com versos de sete sílabas poéticas. Normalmente são compostos de estrofes de seis versos, denominada sextilha, e o esquema de rimas mais comumente usada pelos artistas da literatura de cordel é ABCBDB.
Uma das características mais marcantes dessa forma de literatura, é a manifestação da opinião do autor em torno de assuntos relacionados à sua realidade, não sendo impessoais nem imparciais, usando, normalmente, de técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor (ou aquele que o estiver ouvindo) ser convencido por seus ideais e ideias.
Os autores fazem uso, ainda, de temas muito variados, desde aventuras e narrativas tradicionais, até humor, ficção, bem como os folhetos de caráter jornalístico, que apresentam um determinado fato, podendo ser usadas técnicas para deixá-lo mais divertido. Normalmente escritas de maneira jocosa, as obras de literatura de cordel são sempre marcadas pelo uso intenso de recursos textuais, como o exagero, lendas e mitos, bem como uso de ironia e de sarcasmo para marcar a literatura com críticas sociais e políticas.
Resposta:
entao mano tambem to querend saber
Explicação: alguem me fala ai