Geografia, perguntado por rosana024, 1 ano atrás

como é a hidrografia asiática​

Soluções para a tarefa

Respondido por luuuuuuuuuuufht
3
A Ásia é um continente de grande diversidade hidrográfica, possuindo rios, lagos e até planícies decorrentes destes. A maioria dos rios nasce na parte central do continente.
Devido às abundantes áreas de clima tropical e equatorial e do derretimento da neve durante o verão, existem na Ásia grandes rios, com elevados índices pluviométricos.

Grandes partes dos rios asiáticos possuem uma importância grande para ávida da população dos lugares por onde passam, oferecendo alimento, água, energia elétrica e servindo com via de transporte.
A cordilheira do Himalaia e o planalto do Tibete são grandes centros dispersores de água do continente. Um dos rios mais importantes é o Ganges, que nasce no Himalaia e deságua no golfo de Bengala. É conhecido pelo seu significado religioso, os hinduístas acreditam que se banhando no rio podem purificar a alma.

O norte do continente é cortado pelos rios siberianos: Ob, Ienissei, Lena e Kolima, que desaguam no oceano Ártico e normalmente permanecem congelados durante a maior parte do ano.

Na Ásia central, encontramos bacias, como a do Tarim no noroeste da China e os rios Amu Daria e Sir Dari, que desaguam no mar de Aral.
Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos: o Amarelo e o Yanzi na China; e Brahmaputra e o Indo na Índia. No Oriente Médio, os rios que ganham destaque são o Tire e o Eufrates.

Além dos rios, encontramos lagos asiáticos importantes como o Baikal localizado na Rússia, Balkhash localizado no Cazaquistão e outros como o Mar Cáspio, o Mar de Aral e o Mar Morto.
Perguntas interessantes