Como é a geografia ciencia da sociedade?
Soluções para a tarefa
A Geografia como ciência da sociedade e da natureza
O resumo da geografia ensino médio é o estudo da disciplina como uma ciência que relaciona a humanidade com a natureza e vice-versa.
Todos habitamos o espaço geográfico e, com o estudo dessa disciplina, compreendemos melhor o espaço onde vivemos, as regiões, países e relações mundiais entre países e os espaços geográficos.
Ao mesmo tempo que estuda a natureza, a geografia também estuda como a sociedade se insere e afeta a natureza.
A disciplina escolar e os Currículos de Geografia
Obra que aborda como a Geografia vem sendo ensinada nas escolas brasileiras, apontando como a criação dos Estudos Sociais acabou por eliminar gradativamente as disciplinas curriculares.
Também aborda a Lei 5.692/71 e como os geógrafos brasileiros reagiram negativamente a ela, visto que preconizava uma centralização do ensino nas mãos do Governo Federal, o que acaba por tornar o estudo da geografia sofrível nas escolas do país.
Isso impacta negativamente o desenvolvimento da geografia em sala de aula, o que chamamos de “vontade de saber geografia”.
Disciplinaridade, transversalidade e interdisciplinaridade
Disciplinaridade trata-se do nível de interação entre disciplinas ou áreas do saber, e por isso a dividimos em níveis.
A transversalidade abarca a instrução na prática educativa do ensinamento de conhecimentos sistematizados que se relacionem com questões da realidade, isto é; une-se teoria e realidade para dinamizar o processo de aprendizagem.
Interdisciplinaridade é a relação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, isto é, o relacionamento que se estabelece entre saberes diferentes que acabam por complementarem-se.
Meio ambiente e custos sociais
Conceito do livro “O mito do desenvolvimento sustentável”, os custos sociais são os custos que a produção moderna do capitalismo traz às sociedades.
Esse conceito liga-se diretamente com a alteração do meio ambiente, a degradação do mesmo, poluição e caos trazido pelo processo de urbanização.
O Mito do Desenvolvimento Sustentável
Trata-se de uma obra de Gilberto Montibeller Filho que aborda sob um viés crítico a ideia de desenvolvimento sustentável, criticando as reais possibilidades de aplicação desse conceito.
O livro analisa as principais correntes da economia ambiental, sendo elas a neoclássica, economia ecológica e economia marxista.
O autor discute acerca das reais possibilidades de se atingir uma economia que preserve de fato os recursos naturais do planeta para garantir a disposição dos mesmos para as próximas gerações.
Confira como ocorreu o processo de Migração no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/20790488