Geografia, perguntado por nikolyrodrigues45, 10 meses atrás

Como é a formação do território russo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

Aspectos geograficos e formação do territorio russo

A Rússia possui a maior extensão territorial do mundo, com 17.075.400 Km2, ela faz parte de dois continentes, o Leste Europeu e Norte da Ásia.

Por ser um país continental, o clima é temperado e não sofre tanta influência da maritimidade, o inverno é bastante rigoroso e ao norte, o clima é polar.

Explicação:

A Rússia faz fronteira com catorze países: a Noruega, a Finlândia, a Estônia, a Letônia, a Bielorrússia, a Lituânia, a Polônia, a Ucrânia, a Geórgia, o Azerbaijão, o Cazaquistão, a China, a Mongólia e a Coreia do Norte totalizando 19.533 quilômetros de fronteiras terrestres.

O relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste Europeu e do Oeste siberiano, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5633 metros, que é também o ponto mais alto da Europa.

Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água. Contam-se 120 000 rios, dos quais se destacam o Volga, o Don, o Ienissei, o Lena, o Ob, o Dniepre e o Neva.

A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este factor faz com que a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 °C.

A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registam-se temperaturas no inverno da ordem dos -40 °C ou -50 °C, às vezes chegando aos -60 °C ou até menos. A Sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos -8 °C.

Perguntas interessantes