Como é a formação das redes geográficas no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A REDE GEOGRÁFICA
A rede geográfica é um conjunto de linhas imaginárias, formadas por paralelos e meridianos, que servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Esta rede é de fundamental importância para a confecção de mapas e é o principio de funcionamento de um GPS, dentre outras utilizações.
PARALELOS
O principal paralelo é o Equador ( 0° ), o qual divide a terra em dois hemisfério: o hemisfério sul (HS) e o hemisfério norte (HN). Além do Equador existem outros paralelos com nomes especiais, os quais são: o círculo polar ártico (HN) e o antártico (HS), trópico de câncer (HN) e o trópico de capricórnio (HS).
Os paralelos é que vão determinar a latitude de um determinado lugar na superfície terrestre, dessa forma podemos entender como latitude: é a distância medida em graus de um lugar na superfície terrestre ao Equador.
MERIDIANOS
Apenas com latitude não é possível determinar um ponto na superfície terrestre. Com isso, são traçadas linhas imaginárias de um pólo ao outro, cortando perpendicularmente os paralelos, os quais são denominados de meridianos.
Por meio deste encontra-se a longitude de um lugar, tendo como referência o meridiano de Greenwich, dividindo a terra em hemisfério oriental e hemisfério ocidental.
Desse modo compreendemos por longitude: toda distância medida em graus, de um determinado lugar da superfície terrestre ao meridiano de Greenwchi.
Resposta: É formada por um conjunto de linhas imaginárias, formadas por paralelos e meridianos, que servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre.
Explicação:
O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos.