Como é a Estrutura, Reações e processo da fotossintese?
Soluções para a tarefa
Tudo sobre fotossíntese
O que é fotossíntese?
Em linhas gerais, a fotossíntese é um processo em que as plantas, algas e certas bactérias transformam a luz solar em energia, isto é, se trata da transformação da energia luminosa em energia química por organismos clorofilados.
Como ocorre a fotossíntese?
O processo de fotossíntese se dá quando as moléculas de clorofila que estão presentes nos cloroplastos das células vegetais, absorvem a luz do sol e liberam oxigênio e hidrogênio após quebrar uma molécula de água.
Estruturas das células que realizam fotossíntese
Como dito anteriormente, a fotossíntese ocorre nos cloroplastos (ou nos carotenoides e ficobilinas em alguns organismos).
Os cloroplastos são organelas alongadas que possuem uma membrana dupla lipoproteica. A membrana mais interna gera lamelas, onde se encontra a clorofila, constituídas pelos tilacoides, bolsas achatadas que ao se empilharem recebem o nome de granum.
Nos tilacoides acontece a etapa de conversão da luz em energia, enquanto no estroma ocorre a produção de açúcar.
Etapas da fotossíntese
A fotossíntese ocorre em duas etapas:
1. Fase clara (fotoquímica): A energia luminosa é absorvida e transformada em ATP. Quando a luz solar atinge o organismo, elétrons da clorofila são excitados e a molécula e são levados para o centro de energia, que é o orbital mais energético. Pode ocorrer dois tipos de fosforilação:
- Fosforilação cíclica: esse tipo de fosforilação acontece apenas no fotossistema I, quando os elétrons liberam sua energia, auxiliando na formação do ATP e voltando para o orbital de baixa energia na sequência.
- Fosforilação acíclica: este já ocorre nos dois fotossistemas (I e II). Depois de liberaram a energia e gerar o ATP, os elétrons são capturados pelo NADP, oxidando o fotossistema I e levando os elétrons do fotossistema II para o I.
2. Fase escura (ou enzimática): no estroma, ocorre o ciclo de Calvin-Benson. Três moléculas de gás carbônico formam uma molécula de três carbonos, com o auxílio do ATP e NADP da fase clara. Na segunda volta deste ciclo, as duas moléculas de carbono, as moléculas de PGAL, produzidas formam a glicose.
A produção final da fotossíntese é a glicose, que é usada para respiração celular. Parte desta glicose ainda é transformada em amido para ser armazenada como reserva energética no caule na raiz.