como é a estrutura e o funcionamento do coração de um animal vertebrado que não seja um mamífero
Soluções para a tarefa
O coração é um órgão muscular pertencente ao sistema cardiovascular. Apresenta como função o bombeamento de sangue por todo o corpo, sendo responsável, portanto, por garantir o transporte de nutrientes e gases. Todos os animais vertebrados possuem esse órgão, mas é possível observar diferenças anatômicas entre os grupos.
→ Coração dos peixes
Os peixes são animais aquáticos que possuem um coração relativamente primitivo, que é composto por duas câmaras dispostas em série: um átrio e um ventrículo. O sangue que passa pelo coração dos peixes é rico em gás carbônico e é bombeado pelo coração até as brânquias para que ocorram as trocas gasosas. Esse sangue, que se tornou rico em oxigênio após as trocas gasosas, é levado para todo o corpo, retornando posteriormente rico em gás carbônico para o coração. A circulação dos peixes é, portanto, simples, pois passa apenas uma vez por esse órgão para completar o circuito.
→ Coração dos anfíbios
O coração dos anfíbios apresenta três cavidades: dois átrios completamente separados e um ventrículo. Pelo átrio esquerdo, o coração recebe sangue rico em oxigênio proveniente dos pulmões. O átrio direito recebe sangue venoso proveniente do corpo. Os dois tipos de sangue encontram-se no ventrículo. É importante salientar que, nos anfíbios, em virtude da respiração cutânea, o sangue que realizou trocas gasosas na pele e está rico em oxigênio junta-se ao sangue rico em gás carbônico no átrio direito. Diferentemente dos peixes, a circulação dos anfíbios é dupla, uma vez que o sangue passa duas vezes pelo coração para completar um circuito.