como e a estrutura basica do rio tiete na área de metropole e como ela favorece a degradação ao do rio ?
O rio e muito usado pela população?
De que maneira ?que efeito tem esses uso para o rio e para o ambiente ?
Soluções para a tarefa
Como e a estrutura básica do rio tiete na área de metrópole e como ela favorece a degradação ao do rio ?
A estrutura básica do Rio Tietê, é composta por meandros, em uma área de relevo do tipo planalto que é caracterizada por seus desníveis entre a sua nascente e a sua foz, criando quedas d’agua. Por essa estrutura o Rio Tietê, é utilizado principalmente para o abastecimento de usinas hidrelétrica, responsáveis pela geração de energia elétrica.
Na área de metrópole, passa o trecho do Rio margeado pela Marginal Tiête. Neste trecho se confere uma gande perda de características naturais do rio como a vegetação. A metrópole favorece uma grande degradação ambiental ao rio, envolvendo a ocupação das margens e poluição do recurso hídrico por lixos, a falta de regulamentação na instalação de grandes indústrias nas margens, e aos resíduos tóxicos que as mesmas despejam, gerando fragilidades ao ecossistema natural.
O rio e muito usado pela população? De que maneira?
O principal uso do rio pela população, ainda está na capacidade hidrelétrica presente. A produção de energia das hidrelétricas presentes no rio, alimentam não só a metrópole, mas grande parte do estado de São Paulo.
Que efeito tem esses uso para o rio e para o ambiente ?
Os efeitos são diversos, e em sua maioria negativos. A degradação de áreas pertencentes a unidades de preservação ambiental. A poluição e a incapacidade de uso da água gerada. A perda de fauna e flora, e todo o ecossistema que necessita de um ambiente natural equilibrado para existir e também o assoreamento nos rios.