Geografia, perguntado por Lazy21, 10 meses atrás

Como é a distribuição populacional e a étnica do continente africano?

Soluções para a tarefa

Respondido por Alves1561
0

Resposta:

A África é o segundo continente mais populoso do mundo. No entanto, a população africana encontra-se distribuída pelo continente de modo bastante desigual.

Explicação:

Devido às condições naturais, existem grandes vazios demográficos, como é o caso nas áreas do continente dominadas por grandes desertos e nas regiões de densas florestas equatoriais, com densidades demográficas muito baixas (menos de 1hab/km²).

Em contrapartida, existem áreas intensamente povoadas, concentradas principalmente nos grandes centros urbanos, sobretudo no litoral africano. Entre as aglomerações urbanas mais populosas da África estão as cidades de Lagos (cerca de 10 milhões), Cairo (cerca de 11 milhões) e Kinshasa (cerca de 9 milhões). Nessas áreas, as densidades demográficas podem superar 400 hab./km².

Existem áreas rurais com um povoamento considerado elevado, variando entre 10 e 50 hab./km². Isso ocorre porque muitos países ainda têm uma economia baseada no setor primário, dependentes da exportação de produtos básicos. As áreas mais urbanizadas assim o são porque nelas houve o processo de industrialização, que impulsiona os fluxos populacionais do campo para a cidade.

Analisando esse crescimento demográfico, é possível perceber que os índices no continente africano são muito elevados, maiores do que outras regiões em desenvolvimento, e isso acontece devido ao elevado nível das taxas de fertilidade (cada mulher africana tem em média 4 filhos); e a queda paulatina das taxas de mortalidade.  

Os grupos étnicos, são estimados em mais de três mil. Ao norte, predominam os caucasoides, principalmente berberes e árabes. Os povos negros do sul do Saara constituem 70% da população, e se dividem entre sudaneses, nilóticos e bantos. Também podemos destacar os bosquímanos, hotentotes, pigmeus, beduínos, bororos, turkanas, entre tantos outros.

Perguntas interessantes