Como e a cultura da China e da India ?
Soluções para a tarefa
As relações entre China e Índia são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República Popular da China e a República da Índia. Estas relações começaram em 1950, quando a Índia foi um dos primeiros países a romper relações com a República da China em Taiwan e reconhecer a República Popular da China. Ambos são os países mais populosos do mundo e também os de mais rápido crescimento entre as principais economias. O crescimento resultante da influência global, diplomática e econômica dos dois países também têm aumentado a importância de seu relacionamento bilateral.[1]
A China e a Índia são duas das civilizações mais antigas do mundo e têm coexistido em paz por milênios. As relações culturais e econômicas entre China e India datam da antiguidade. A Rota da Seda não apenas serviu como uma importante rota comercial entre a Índia e a China, mas também é considerada por facilitar a propagação do Budismo da Índia para a Ásia Oriental. Durante o Século XIX, o comércio de ópio da China com a Índia Britânica desencadeou as Guerras do Ópio. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Índia e a China desempenharam um papel fundamental para deter o progresso do Império do Japão.
As relações entre a China contemporânea e a Índia têm sido caracterizadas por disputas de fronteira, resultando em três grandes conflitos militares - a Guerra sino-indiana de 1962, o Incidente de Chola em 1967 e o Conflito sino-indiano de 1987. No entanto, desde o final de 1980, ambos os países, com sucesso, tentaram reacender os laços diplomáticos e econômicos. Em 2008, a China emergiu como o maior parceiro comercial da Índia e os dois países também procuraram ampliar as suas relações estratégicas e militares.
Apesar dos crescentes laços econômicos e estratégicos, várias questões continuam a tensionar as relações sino-indianas. Embora o comércio bilateral tenha crescido continuamente, a Índia enfrenta um enorme desequilíbrio comercial, fortemente favorável à China. Os dois países falharam em resolver as suas disputas fronteiriças de longa data e a mídia indiana, repetidamente, informa incursões militares chinesas em território indiano. As duas nações têm construído infra-estrutura militar ao longo das áreas de fronteira. Além disso, a Índia têm suspeitado em relação às sólidas relações estratégicas da China com o seu maior rival, o Paquistão, enquanto que a China têm expressado grandes preocupações sobre as atividades militares e econômicas da Índia no disputado Mar da China Meridional.
Escrita e idiomas
A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam ideias, objetos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.
Religião
Na China existe uma grande diversidade religiosa. As principais religiões são: Confucionismo e Taoísmo (consideradas também como filosofias de vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.
Culinária
Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambu e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.
Arte
A arte chinesa é marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos.
Vaso de cerâmica chinês
Música
A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.
Invenções
Os chineses contribuíram muito para o desenvolvimento do conhecimento no mundo todo. As principais invenções chinesas são: papel, pólvora, leme de navegação, estribo, bússola, etc.
Introdução
A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.
Dança Indiana
A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.
Música Indiana
A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).
Filosofia Indiana
A filosofia indiana está muito ligada a religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya.
Religião
A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.
Sistema de Castas
Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, embora tenha sido modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) e párias (sem castas).
Arquitetura
Na arquitetura histórica destacam-se os tempos (locais das cerimônias religiosas). Estes chamam a atenção pela beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

Taj Mahal: uma das construções mais lindas do mundo
Festas Indianas
Grande parte das festividades indianas está relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades são: Holi, Festival das Cores (de fevereiro a março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).