Como é a atmosfera de outros planetas do sistema solar?
Soluções para a tarefa
Nossa atmosfera é composta 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, com traços de outros elementos, como água e dióxido de carbono.
É uma mistura estranha se comparada às atmosferas de outros planetas: Júpiter e Saturno, por exemplo, são dominados por hidrogênio e hélio.
A atmosfera densa de Vênus tem quase 96% de dióxido de carbono e quase 3% de nitrogênio, o que é quase a mesma proporção que a atmosfera de Marte. Então, por que a nossa atmosfera é tão dominada por nitrogênio?
Não foi sempre desse jeito. Assim como a maioria dos planetas, a atmosfera mais rudimentar da Terra era dominada por hidrogênio e hélio. Esses dois elementos são, de longe, os mais abundantes no universo.
Quase 92% dos átomos criados no Big Bang eram de hidrogênio. Todos os elementos na tabela periódica são formados por processos astrofísicos como fusões no coração de uma estrela. Até hoje eles constituem uma pequena parte dos elementos cósmicos.
Atmosfera dos Planetas
Atmosfera é a camada de gases que envolve vários planetas e satélites do Sistema Solar. Cada atmosfera tem uma composição diferente, a maior parte dela é bastante rarefeita.
É importante destacar que a composição da atmosfera da Terra é a única no Sistema Solar que permite a existência da vida tal como a conhecemos. Esse diferencial ocorre, principalmente, pela ação da camada de ozônio.
Características da Atmosfera dos Planetas
Mercúrio
A atmosfera de Mercúrio é quase inexistente. Fatores como a gravidade baixa e a temperatura elevada levaram ao seu desaparecimento.
Uma vez que a sua massa é muito pequena, a atmosfera desse planeta é bastante rarefeita.
Composição da atmosfera: 42% de oxigênio, 29% de gás de sódio, 22% de hidrogênio, 6% de hélio e 0,5% de potássio.
Além desses, em Mercúrio é encontrado argônio, dióxido de carbono, Criptônio, neônio, nitrogênio, vapor d’água e xenônio.
Vênus
A atmosfera de Vênus é considerada extremamente densa. Dessa densidade resulta que uma grande porcentagem de luz solar é refletida, o que torna Vênus brilhante e, assim, dificulta a observação da sua superfície.
Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, com temperaturas que podem chegar a 467 ºC.
Composição da atmosfera: 96,5% de dióxido de carbono e 3,5% de hidrogênio.
Além desses, há pequenas proporções de argônio, dióxido de enxofre, hélio, monóxido de carbono e vapor d'água.
Terra
A composição química da atmosfera da Terra favorece a existência de vida no Planeta.
A camada atmosférica terrestre tem cerca de 10.000 quilômetros de espessura. Como apresenta características diferentes à medida que avançamos para o espaço, é dividida em camadas. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Composição da atmosfera: 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio.
Além desses, há pequenas proporções de argônio, dióxido de carbono e água.
Marte
A atmosfera de Marte é rarefeita e bastante empoeirada. A cor avermelhada do planeta é atribuída à elevada quantidade de poeira na atmosfera.
Composição da atmosfera: 95,3% de dióxido de carbono, 2,7% de nitrogênio e 1,6% de argônio.
Além desses, na atmosfera de Marte é encontrado metano, oxigênio e vapor d’água.
Júpiter
O campo magnético de Júpiter permite a criação de intensa atividade boreal. Os ventos na superfície do planeta provocam uma tempestade atmosférica conhecida como "grande mancha vermelha".
A composição atmosférica do planeta, um gigante de gás, é responsável pela grande emissão de descargas elétricas e atividade radioativa.
Composição da atmosfera: 75% de hidrogênio e 24% de hélio.
Além desses, nele é encontrado amônia e metano.
Saturno
Saturno tem uma atmosfera espessa.
A radiação ultravioleta do Sol provoca na atmosfera superior de Saturno uma série de reações químicas que originam a denominada grande mancha branca. Esse fenômeno pode ser observado a cada 30 anos da Terra.
Composição da atmosfera: 93,2% de hidrogênio e 6,7% de hélio.
Além desses, na sua atmosfera é encontrado acetileno, amônia, etano e metano.
Urano
A atmosfera de Urano é extremamente clara e fria.
O planeta Urano apresenta aspecto azulado, o que decorre da presença de metano na sua atmosfera. Isso porque o metano consome luz vermelha.
Composição da atmosfera: 83% de hidrogênio, 15% de hélio e 2% metano.
Além desses, é encontrado amônia e água em estado sólido.
Netuno
A atmosfera de Netuno é densa.
A pequena quantidade de metano na atmosfera do planeta é o suficiente para lhe conferir a cor azulada, tal como acontece em Urano.
Mas enquanto Netuno apresenta uma cor azul viva, o azul de Urano é bastante claro.
Composição da atmosfera: 80% de hidrogênio e 19% de hélio.