como é a arte hoje em meio a tecnologia? me ajudem pfv
Soluções para a tarefa
arte tecnológica ainda não foi assimilada totalmente pelo grande público. Surgem polêmicas sobre o valor desse tipo
de manifestação artística e questionamentos sobre se as pessoas que desenvolvem trabalhos nesse sentido merecem a denominação de artistas. Até aspectos como autoria são colocados em questão com o surgimento de experiências artísticas na internet que permitem a intervenção dos internautas.
Apesar das controvérsias, um número cada vez maior de herdeiros dos movimentos de vanguarda, artistas de bagagem tradicional e da nova geração investem na exploração de recursos tecnológicos. No Brasil, nomes de destaque das artes plásticas já se aventuraram por esse campo como Antônio Dias, Cildo Meireles, Décio Pignatari, Raimundo Collares e Eduardo Kac.
Em Goiânia, a linguagem começa a ser pesquisada. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), a professora Dulcimira Capsani, doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC, é responsável pela organização e pelo desenvolvimento de projetos em arte digital, no laboratório de imagens e mídias eletrônicas da Faculdade de Artes Visuais. A pesquisadora e artista plástica explica que a relação entre arte e tecnologia não significa uma ruptura com o tradicional, mas propõe uma nova forma de apreciação estética, interagindo com o espectador. Para realizar um trabalho com mídias interativas, há a necessidade de elaborar um projeto e atuar em conjunto. “Envolve gente de outras áreas, é vinculado com a ação do programador, do músico, do arquiteto, do engenheiro.”
A formação artística, o conhecimento, o domínio e a prática de técnicas tradicionais não são descartadas por Dulcimira. Ela lembra que há certa confusão no meio, porque o fato de manipular programas de computador não transforma ninguém em artista.
Resposta:
Explicação: