como durkhein entende ética?
Soluções para a tarefa
Da ética
A teorização da moral, nas obras de Durkheim analisadas neste
escrito, apresenta um aspecto fundamental que manifesta - na tensão entre o ser e o dever-ser ou, ainda, na questão nuclear da moral:
como agir? - a sobreposição da sociedade ao indivíduo. A sociedade
torna-se a única fonte capaz de conter substância moral. Essa preponderância do social emerge na construção teórica das regras para
o método. Aqui Durkheim elege o fato social enquanto forma ou modo
de agir, sentir, pensar, que tem existência própria, autônoma e externa ao indivíduo, adicionando o poder de coerção do todo social
sobre as vontades ou consciências individuais. Isso significa também
a impossibilidade de os sujeitos sociais alterarem as imposições de
corpo societário, ou, ainda, a submissão, o conformismo dos indivíduos diante das demandas da sociedade. O agir é ditado pelo agir da
maioria. A possibilidade do dever-ser limita-se à imitação de poder
hegemônico em conformidade com o status quo vigente. A ação
contrária é a ação patológica, anômala, minoritária, fadada ao fracasso por ser individual e subjetiva.
O caráter externo, autônomo e coisificado dos fatos sociais, e sua
possibilidade de apreensão metodológica, traduz para Durkheim a racionalidade do social. O próprio ser da sociedade é ser racional. Essa
racionalidade objetiva-se no conceito (representação essencialmente
impessoal), nos fatos sociais e nas representações coletivas.
No interior dessa objetividade podemos discernir, segundo
Durkheim, o julgamento de valor e o julgamento de realidade. Ambos
reafirmarão a preponderância do elemento objetivo sobre o subjetivo,
ou ainda do julgamento impessoal (científico) sobre o pessoal
(preconceituoso). A substância produtora desses julgamentos é a coletividade.
Para Durkheim - privilegiando o idealismo (objetivo) de Hegel e
antepondo-se radicalmente a Marx -, as formas coletivas de existência
- crenças, práticas religiosas - representam a essência da vida em sociedade e não o trabalho ou a produção material da vida. Crenças, práticas, representações, mas também leis, normas e regras sociais constituem os elementos dinamizadores do funcionamento do corpo social.
Elemento vital no funcionamento da sociedade é a divisão do trabalho
social: fato social cuja função é gerar solidariedade