Como distinguir os factores internos dos factores externos que levaram á eclosão do nacionalismo em moçambique
Soluções para a tarefa
Segundo estudiosos, considera-se grande parte do nacionalismo africano como contracontrole ao colonialismo europeu, com o tempo perdido durante o domínio em seus respectivos países, é o anti-imperialismo. Moçambique tem um nacionalismo voltado à proteção cultural e identificação de um povo.
O nacionalismo africano contra o Europeu
Neste caso em específico, Moçambique não se tornou nacionalista como resposta a um partido, mas em resposta a um estrangeiro dominante em suas terras, cultura e existência.
É um nacionalismo anti-imperialista. A unidade pode se manter nacionalista em casos, comuns em países que lutaram pela independência, de pobreza pelo duro golpe econômico de seu antigo império.
Em casos como o nacionalismo na colônia, o que foi o caso na África e América, surge como contracontrole/reação à imposição europeia, que além da exploração de recursos naturais, explorou seres humanos.
Para que se desenvolva um nacionalismo, o povo local precisa compreender consciência como uma nação. Mais que isso, o nacionalismo tem como caráter o desenvolvimento de força, prosperidade ou liberdade nacional.
Há o nacionalismo protecionista além do material, isto é, o nacionalismo cultural, importante para a unidade de um povo.
Os reflexos da independência cultural e econômica em países africanos: https://brainly.com.br/tarefa/18062189
#SPJ4