Como diferenciamos os seres vivos? Dê exemplos como diferencia-los.
Soluções para a tarefa
Os seres vivos e os seres não vivos compõe, no geral, a natureza. Assim, tudo o que nos rodeia é denominado “seres” seja uma pedra ou um animal; entretanto, há uma grande diferença quando separa-se em duas grandes categorias, decorrente de suas características, os seres vivos dos seres não vivos.
Para tanto, fica claro que o que marca notadamente a diferença entre os dois é especificamente, a “vida”, enquanto uns a tem, outros não. Assim, devemos salientar que os seres vivos, organizados em níveis de classificação, são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem; formados por uma (unicelulares) ou mais células (pluricelulares), necessitam de alimento para sobreviverem, reagem à estímulos, respiram e possuem metabolismo. Todas essas características os distinguem dos seres não vivos.
Vale lembrar que os seres vivos representam uma grande classe de elementos que compõem a natureza e que necessitam dos seres não vivos para viverem, como por exemplo, a planta, um ser vivo do reino vegetal, necessita de seres não vivos, como a água, a temperatura, o sol, o solo para se desenvolver.
Outro exemplo notório recai sobre o filo peixes, uma vez que estes seres vivos, pertencentes ao reino animal de respiração branquial, só conseguem respirarem na água e, por isso, mais uma vez corrobora-se a relação de interdependência entre os seres vivos e não vivos. Mesmo se pensarmos no ser humano, basta lembrar que o ar que respiramos ou a água que bebemos, faz parte dos seres destituídos de vida, ou seja, os seres não vivos, pertencentes ao reino mineral.
Exemplos de Seres Vivos Animais Plantas Fungos Algas Bactérias Exemplos de Seres Não Vivos Água Ar Solo Gases Fogo Rocha Curiosidade a despeito do vírus ser acelular, ou seja, não é formados por células, ele está incluído na lista dos seres vivos.